BrasilGoiásPolítica
Tendência

Caiado volta a criticar Reforma Tributária em reunião em Brasília

Caiado enfatizou que os estados produtores, como Goiás, seriam prejudicados pela atual proposta. Governador argumenta que unificação unificação impactaria negativamente em cerca de 80% da arrecadação dos estados e municípios.

O governador Ronaldo Caiado (UB) manifestou mais uma vez críticas ao texto da Reforma Tributária em tramitação na Câmara dos Deputados. Durante uma reunião em Brasília na quinta-feira (22), com governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), Caiado destacou sua preocupação com a forma de recolhimento de impostos proposta no texto.

O projeto prevê a modificação para o local de consumo através da simplificação de cinco impostos em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. O governador argumenta que essa unificação impactaria negativamente cerca de 80% da arrecadação dos estados e municípios.

Caiado enfatizou que os estados produtores, como Goiás, seriam prejudicados por essa proposta. 

“Não podemos penalizar o setor que está produzindo, que é competitivo internacionalmente, que é agricultura e agropecuária, nem penalizar a educação, aumentando a carga tributária e, em contrapartida, beneficiando mega indústrias”, disse. 

Caiado também apontou a importância de uma política diferenciada para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a fim de impulsionar o crescimento dessas regiões. Ele citou o exemplo de Goiás, que apresentou um crescimento de 6,6% enquanto o Brasil cresceu apenas 2,9%.

A reunião contou com a presença de governadores, do representante do Ministério da Fazenda, economista Bernard Appy, do coordenador da reforma, deputado Reginaldo Lopes, e do relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo