PF faz operação contra grupo que trocou malas de goianas antes de voo para Alemanha
Os presos são suspeitos de envio de mais de 120 quilos de cocaína para a Europa
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a segunda fase de uma operação contra um grupo suspeito de trocar malas de passageiras goianas presas injustamente por tráfico de drogas na Alemanha. A ação envolve o cumprimento de 45 mandados judiciais, incluindo 27 de busca e apreensão, dois de prisão temporária e 16 de prisão preventiva, nas cidades de Guarulhos e São Paulo. Os presos são suspeitos de envio de mais de 120 quilos de cocaína para a Europa e de outros crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A investigação teve início após o caso em que duas goianas foram presas injustamente e ficaram detidas por 38 dias em uma prisão em Frankfurt, na Alemanha. A polícia alemã encontrou cocaína em malas com os nomes das brasileiras, mas que não eram as que lhes pertenciam. A polícia descobriu que o grupo investigado trocava as etiquetas das malas regulares por outras contendo cocaína.
As duas brasileiras foram soltas após a comprovação da troca de malas e o envio de evidências às autoridades alemãs. A própria PF do Aeroporto Internacional de Guarulhos identificou e deteve os responsáveis que atuaram no aeroporto. O caso ganhou grande repercussão e a investigação da Polícia Federal continua com o objetivo de identificar os mandantes e outros integrantes do grupo, que também teriam enviado cocaína para Portugal em outubro de 2022 e para a França em março deste ano.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.