Uma idosa de 90 anos, que vivia em condições de cárcere dentro de sua própria casa, foi resgatada pela Polícia Civil em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A situação foi descoberta no dia 13 de julho, quando uma assistente social visitou o condomínio residencial onde a idosa estava.
A denúncia que levou ao resgate foi feita ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ao chegar ao local, a assistente social encontrou a idosa trancada sozinha dentro do apartamento, recebendo alimentos por uma vizinha pela janela. A idosa relatou que a chave estava com sua filha, que a maltratava e brigava constantemente.
Diante da gravidade da situação, um mandado de busca e apreensão residencial foi expedido, e os policiais encontraram a idosa trancada em condições precárias. Além disso, havia o risco de incêndio, pois a válvula do fogão estava aberta, provocando forte cheiro de gás. Os policiais prontamente fecharam o fornecimento de gás para evitar acidentes.
Ao vasculhar o apartamento, foi constatada a presença de uma grande quantidade de baratas, bem como a falta de alimentos nos armários e geladeira. A idosa revelou que sua filha trabalhava muito e não podia cuidar dela, o que a deixou em condições deploráveis.
A suspeita, que não estava presente no momento do resgate, não foi localizada pela polícia. A vítima está agora sob os cuidados do Creas, que oferecerá o suporte necessário para sua recuperação e bem-estar. As autoridades continuam investigando o caso para tomar as devidas providências legais.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.