AparecidaCultura
Tendência

Novo secretário cultiva raízes e planeja futuro da cultura em Aparecida

Marcos Alcântara diz que o foco principal da pasta é aumentar a visibilidade de quem faz cultura e não é visto, como os artesãos, os grafiteiros e outros agentes de cultura

Fernanda Cappellesso

Com apenas 17 dias no cargo, o novo Secretário de Cultura de Aparecida de Goiânia (SECULT), Marcos Alcântara, se mostra com uma personalidade ativa e focada na missão de expandir e tornar acessível a cultura na cidade. Em uma entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, Alcântara expressou seu compromisso em fortalecer a presença da pasta em diversos segmentos da comunidade local. 

Com uma gestão que se propõe a ser de continuidade, o secretário pretende resgatar e ampliar projetos culturais, como o “Cinema nas Praças” e a “Geladeira Literária”, que foram lembrados como exemplos de iniciativas em que a secretaria já tem se envolvido. Outra iniciativa citada pelo secretário é a presença ampliada da SECULT nos mutirões da prefeitura, marcando uma postura mais ativa junto à população. 

O novo gestor diz que eventos como o Aparecida Moto Rock, que agrega a comunidade em torno da música, e o encontro dos catireiros, que resgata uma tradição cultural de dança e música, mostram que a nova gestão busca atender os mais variados segmentos culturais da cidade.”Nós já estamos na expectativa desses eventos e agrupando os fazedores de cultura para nos ajudar e nós ajudá-los”, respondeu.

Uma das grandes novidades mencionadas por Alcântara é a chegada da Lei Paulo Gustavo (LPG). Segundo o secretário, essa legislação é voltada para a valorização da cultura nacional e abre novas possibilidades para a cidade de Aparecida de Goiânia. De acordo com o titular da SECULT, a cultura no Brasil vive um momento muito bom com a chegada da LPG. “Nosso foco é cumprir a determinação do prefeito Vilmar Mariano, de levar a cultura a todo o povo aparecidense”, disse. 

Alcântara expressou ainda uma postura inclusiva em relação aos diversos aspectos da cultura, enfatizando que o movimento vai além dos grandes eventos. Segundo o secretário, artesãos, grafiteiros e outros criadores culturais que nem sempre são reconhecidos, devem ser valorizados e acolhidos: “Nós queremos abraçá-los”, afirmou.

O Aparecida Motorock

Na entrevista, Alcantara descreveu detalhadamente um dos eventos, que segundo ele é muito esperado pela população da cidade: o Aparecida Motorock, um encontro de motoqueiros que acontecerá no Parque das Crianças, no Setor Mansões Paraíso, no dia 6 de agosto. O evento é uma junção de elementos culturais variados, incluindo a exposição de carros antigos, motos e apresentações musicais com foco no rock.

Escolas

Quando questionado sobre o trabalho da SECULT com as escolas, para incentivar a cultura nas crianças da rede pública, o secretário foi assertivo. “Estamos abertos para isso. Vamos dar continuidade ao que a gestão que nos antecedeu fez de bom e trazer coisas novas”, assegurou.

Modernização

Além dessas iniciativas, a Secretaria da Cultura está vivendo um momento único com a chegada de recursos federais por meio de leis como a Lei Paulo Gustavo. Segundo ele, a secretaria também  está desenvolvendo um site para facilitar o acesso à cultura, onde haverá bancos de dados de artistas, possibilidade de fazer inscrições em projetos, entre outras informações.

Compromisso

Finalizando a entrevista, o Secretário de Cultura, Marcos Alcantara, enfatizou seu compromisso com o cargo: “Eu sou o primeiro a chegar e o último a sair. Estamos nesse propósito de atender o pessoal da cultura e fazer com que a cultura continue acontecendo com o melhor que tiver da cultura para o nosso povo.”

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo