Contas de luz podem subir 6,5% em Goiás
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma consulta pública para debater o possível reajuste nas contas de energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (25), uma consulta pública para debater o possível reajuste nas contas de energia elétrica. As tarifas da Equatorial Goiás podem sofrer um reajuste médio de 6,56% a partir de outubro deste ano. A concessionária é responsável pelo atendimento de aproximadamente 3,3 milhões de unidades consumidoras em 236 municípios.
Segundo a Aneel, os efeitos dos reajustes serão diferenciados para cada classe de consumidores. Para os clientes residenciais, por exemplo, a previsão é de um aumento de 10,02% nas contas de luz. Já para os atendidos em alta tensão, como as indústrias, a proposta contempla uma redução média de 3,91% nas tarifas.
A diferença nos efeitos entre as classes de consumidores é justificada pela estrutura tarifária definida no processo de revisão e pelos investimentos realizados pela empresa naqueles atendidos em baixa tensão, cujo volume de investimentos é maior.
A consulta pública prevê discussões sobre a proposta de revisão tarifária para o período de 2024 a 2028, e uma sessão pública presencial para tratar do assunto está agendada para o dia 17 de agosto.
A revisão tarifária é uma prática recorrente realizada a cada quatro ou cinco anos e abrange uma análise completa dos componentes das tarifas, bem como os parâmetros que envolvem a operação e o equilíbrio econômico da concessão.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.