Na gestão municipal de Aparecida de Goiânia, desde a gestão de Maguito Vilela, Carlos Marden Moreira Lopes, popularmente conhecido como Carlinhos Moreira, é um nome conhecido na política e na administração pública da cidade. Atualmente ele ocupa o cargo de Secretário de Articulação Metropolitana e atua diretamente em conjunto com o gabinete do prefeito Vilmar Mariano (MDB) para buscar parcerias, convênios e desenvolver ações públicas que envolvam as cidades metropolitanas.
Em uma entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, destacou que a principal tarefa da pasta é de coordenar, executar, trabalhar em conjunto com o gabinete do prefeito. Coube à sua pasta a parceria que resultou na implantação do passe livre em Aparecida de Goiânia. Na entrevista, Carlinhos também falou sobre seu papel na construção de relações políticas, trabalhando com líderes políticos, comunitários e gestores públicos e elogiou a reforma do secretariado, que ainda está sendo desenvolvida por Vilmar Mariano.
No cargo desde a gestão do segundo governo de Maguito, Carlinhos foi Secretário de Habitação antes de ser convidado a assumir a Secretaria de Administração durante o primeiro mandato do prefeito Gustavo Mendanha. Mesmo assim, quando perguntado sobre sua filiação partidária, Carlinhos é enfático ao dizer que não é filiado a nenhum partido. “Minha função é técnica. O que temos feito é uma parceria com o prefeito. Ajudamos na elaboração de projetos partidários, para trazer a base. Na verdade, eu estou no partido do prefeito”, explicou.
Ele destacou ainda a importância da articulação metropolitana, como um trabalho que vai além das fronteiras da cidade. “Não se trata apenas de relacionamento com Goiânia. Existem outros municípios envolvidos na Região Metropolitana, e nosso trabalho é desenvolver projetos e propostas que beneficiem Aparecida de Goiânia em conjunto com esses outros municípios”.
Como exemplo, ele destacou a parceria entre Aparecida de Goiânia e outros municípios da região metropolitana durante a pandemia, com a cidade estendendo seus recursos de saúde para ajudar outros municípios. “Durante a pandemia, Aparecida de Goiânia foi uma grande parceira dos municípios, atendendo a parte de saúde, abrindo várias UTIs para atender Goiânia, Senador Canedo, Goianira, Guapó e pessoas da região metropolitana”, conta Carlinhos.
Reforma do secretariado
No que diz respeito ao recente ajuste no secretariado de Vilmar Mariano, Carlinhos Moreira elogiou os novos secretários e a oxigenação que eles estão fazendo na gestão. Entre os novos empossados, ele elogiou a nomeação de Einstein Paniago, que atualmente ocupa o cargo de secretário da Fazenda, e disse que ele é o homem de confiança e o braço direito do prefeito.
Segundo Carlinhos Moreira, depois que Paniago assumiu a pasta, ele acelerou os processos da administração, liberando projetos que estavam paralisados e proporcionando maior liberdade e segurança para as secretarias trabalharem. “Ele deu andamento, por ser muito técnico, a todos os projetos e coisas que estavam parados”, disse ao elogiar o colega.
O secretário destacou ainda que os novos nomeados por Mariano estão com “sangue no olho” para fazer da gestão a melhor da história. Carlinhos ainda revelou que a reforma do secretariado ainda não acabou e que novas mudanças estão sendo articuladas e irão acontecer em breve.
Pacotão dos 14 Projetos de Lei
Sobre o pacote dos 14 Projetos de Lei que foram enviados em urgência para a Câmara Municipal de Aparecida, Carlinhos Moreira destaca que eles irão impactar toda a gestão. Segundo ele, as propostas são uma verdadeira Reforma Administrativa.
São projetos políticos para mudar e melhorar a gestão, melhorar a vida das pessoas. Aparecida cresceu muito e precisa de mais gente para trabalhar. Hoje nós temos um déficit muito grande”, conclui Carlinhos ao defender a contratação de mais servidores e mudanças administrativas.
Mudança em Aparecida
O secretário destacou que Aparecida, que no passado era uma cidade “dormitório”, tornou-se uma potência industrial, com mais de trinta mil empregos diretos, graças à visão e à liderança de seus prefeitos ao longo dos anos. Segundo ele, isso começou Maguito Vilela, passando por Gustavo Mendanha e chegando ao atual prefeito.
Ele destaca que cada um dos gestores passou por desafios, mas que coube a Maguito Vilela a transformar a cidade. “Ele foi introduzindo a industrialização, que depois foi mantida por Gustavo, que continuou o desenvolvimento da cidade. O legado de Maguito pode ser visto na melhoria da educação, da saúde e da infraestrutura da cidade, como a pavimentação das ruas”, destacou
Sobre Gustavo Mendanha, ele disse que coube ao ex-prefeito manter o trabalho de Maguito e enfrentar a pandemia. “Seu maior acerto, acredito, foi manter a cidade funcionando durante os tempos difíceis da pandemia”, justificou. Sobre Vilmar Mariano, ele destacou o trabalho e a força de vontade.
“Pense em alguém que nunca dorme, que trabalha dia e noite – esse é Vilmar. Ele está sempre exigindo resultados e acredito que está fazendo um trabalho excepcional. Acredito que ele será lembrado pelo asfalto, pela saúde, por dar continuidade ao que foi iniciado”, disse o entrevistado.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.