AparecidaPolítica
Tendência

Carlinhos Moreira diz que reforma do secretariado oxigenou a gestão de Vilmar Mariano

Secretário de Articulação Metropolitana destaca atuação de Mariano e diz que prefeito vai fazer a melhor gestão da história da cidade

Na gestão municipal de Aparecida de Goiânia, desde a gestão de Maguito Vilela, Carlos Marden Moreira Lopes, popularmente conhecido como Carlinhos Moreira, é um nome conhecido na política e na administração pública da cidade. Atualmente ele ocupa o cargo de Secretário de Articulação Metropolitana e atua diretamente em conjunto com o gabinete do prefeito Vilmar Mariano (MDB) para buscar parcerias, convênios e desenvolver ações públicas que envolvam as cidades metropolitanas.

Em uma entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, destacou que a principal tarefa da pasta é de coordenar, executar, trabalhar em conjunto com o gabinete do prefeito. Coube à sua pasta a parceria que resultou na implantação do passe livre em Aparecida de Goiânia. Na entrevista, Carlinhos também falou sobre seu papel na construção de relações políticas, trabalhando com líderes políticos, comunitários e gestores públicos e elogiou a reforma do secretariado, que ainda está sendo desenvolvida por Vilmar Mariano.

No cargo desde a gestão do segundo governo de Maguito, Carlinhos foi Secretário de Habitação antes de ser convidado a assumir a Secretaria de Administração durante o primeiro mandato do prefeito Gustavo Mendanha. Mesmo assim, quando perguntado sobre sua filiação partidária, Carlinhos é enfático ao dizer que não é filiado a nenhum partido. “Minha função é técnica. O que temos feito é uma parceria com o prefeito. Ajudamos na elaboração de projetos partidários, para trazer a base. Na verdade, eu estou no partido do prefeito”, explicou.

Ele destacou ainda a importância da articulação metropolitana, como um trabalho que vai além das fronteiras da cidade. “Não se trata apenas de relacionamento com Goiânia. Existem outros municípios envolvidos na Região Metropolitana, e nosso trabalho é desenvolver projetos e propostas que beneficiem Aparecida de Goiânia em conjunto com esses outros municípios”.

Como exemplo, ele destacou a parceria entre Aparecida de Goiânia e outros municípios da região metropolitana durante a pandemia, com a cidade estendendo seus recursos de saúde para ajudar outros municípios. “Durante a pandemia, Aparecida de Goiânia foi uma grande parceira dos municípios, atendendo a parte de saúde, abrindo várias UTIs para atender Goiânia, Senador Canedo, Goianira, Guapó e pessoas da região metropolitana”, conta Carlinhos.

Reforma do secretariado 

No que diz respeito ao recente ajuste no secretariado de Vilmar Mariano, Carlinhos Moreira elogiou os novos secretários e a oxigenação que eles estão fazendo na gestão. Entre os novos empossados, ele elogiou a nomeação de Einstein Paniago, que atualmente ocupa o cargo de secretário da Fazenda, e disse que ele  é o homem  de confiança e o braço direito do prefeito.

Segundo Carlinhos Moreira, depois que Paniago assumiu a pasta, ele  acelerou os processos da administração, liberando projetos que estavam paralisados e proporcionando maior liberdade e segurança  para as secretarias trabalharem. “Ele deu andamento, por ser muito técnico, a todos os projetos e coisas que estavam parados”, disse ao elogiar o colega.

O secretário destacou ainda que os novos nomeados por Mariano estão com “sangue no olho” para fazer da gestão a melhor da história. Carlinhos ainda  revelou que a reforma do secretariado ainda não acabou e que novas mudanças estão sendo articuladas e irão acontecer em breve.

Pacotão dos 14 Projetos de Lei 

Sobre o pacote dos 14 Projetos de Lei que foram enviados em urgência para a Câmara Municipal de Aparecida,  Carlinhos Moreira destaca que eles  irão impactar toda a gestão. Segundo ele, as propostas são uma verdadeira Reforma Administrativa.

São projetos políticos para mudar e melhorar a gestão, melhorar a vida das pessoas. Aparecida cresceu muito e precisa de mais gente para trabalhar. Hoje nós temos um déficit muito grande”, conclui Carlinhos ao defender a contratação de mais servidores e mudanças administrativas.

Mudança em Aparecida

O secretário destacou que Aparecida,  que no passado era uma cidade “dormitório”, tornou-se uma potência industrial, com mais de trinta mil empregos diretos, graças à visão e à liderança de seus prefeitos ao longo dos anos. Segundo ele, isso começou Maguito Vilela, passando por Gustavo Mendanha e chegando  ao atual prefeito.

Ele destaca que cada um dos gestores passou por desafios, mas que coube a Maguito Vilela a transformar a cidade. “Ele foi  introduzindo a industrialização, que depois foi mantida por Gustavo, que continuou o desenvolvimento da cidade. O legado de Maguito pode ser visto na melhoria da educação, da saúde e da infraestrutura da cidade, como a pavimentação das ruas”, destacou

Sobre Gustavo Mendanha, ele disse que coube ao ex-prefeito manter  o trabalho de Maguito e enfrentar a pandemia. “Seu maior acerto, acredito, foi manter a cidade funcionando durante os tempos difíceis da pandemia”, justificou.  Sobre Vilmar Mariano, ele destacou o trabalho e a força de vontade.

“Pense em alguém que nunca dorme, que trabalha dia e noite – esse é Vilmar. Ele está sempre exigindo resultados e acredito que está fazendo um trabalho excepcional. Acredito que ele será lembrado pelo asfalto, pela saúde, por dar continuidade ao que foi iniciado”, disse o entrevistado.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo