NotíciasTravelTurismoTurismo em Goiás
Tendência

Mambaí: o novo polo goiano de ecoturismo na divisa com a Bahia

Com cerca de sete mil habitantes, no ponto de encontro entre o Nordeste Goiano e a Bahia, encontra-se Mambaí. Este município, embora pequeno, é o guardião de alguns dos maiores tesouros naturais do Brasil. Com uma história política que se estende por 55 anos, Mambaí está repleto de maravilhas naturais, desde cachoeiras até lagos, cânions, e um conjunto de cavernas singular, inserido nos calcários do Grupo Bambuí.

Este pedaço do paraíso fica a 307 km de Brasília e tem-se destacado como o mais novo centro de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. O município está situado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), lar das nascentes do Rio Vermelho.

As cavernas de Mambaí são uma atração à parte, com destaque para a Lapa do Penhasco e a Tarimba. Esta última é famosa entre os espeleólogos brasileiros e considerada uma das maiores cavernas do Brasil em extensão, contendo cerca de 12 km de galerias já mapeadas.

Apesar de ser classificada erroneamente pelos indicadores sociais como um dos lugares com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e um dos piores do Centro-Oeste, Mambaí e sua região veem no turismo uma das formas mais democráticas de distribuição de renda e surgem como uma grande promessa de desenvolvimento.

Além de visitar as impressionantes cavernas, existem vários passeios disponíveis em Mambaí, incluindo a Cachoeira do Funil, a Cachoeira Paraíso do Cerrado e o Poço Azul. Para os amantes de caminhadas, a Trilha Itaguassu é uma ótima opção, oferecendo um passeio diversificado por quatro tipos de vegetação.

A aventura espera por você em Mambaí, um polo emergente de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil. Prepare-se para explorar as maravilhas naturais deste cantinho encantador do Nordeste Goiano.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo