Em uma entrevista exclusiva para o Diário de Aparecida, o prefeito de Aparecida Vilmar Mariano (Patriota) destacou que a reforma do secretariado já foi encerrada. Ao ser questionado sobre as alterações no secretariado, Mariano foi direto ao dizer que elas “foram significativas, que estão dando um novo gás na gestão, mas a maior parte dessas mudanças se tratou de remanejamentos internos”, disse o prefeito.
Vilmar Mariano detalhou os critérios que utilizou para essas alterações. Segundo ele, as mudanças não foram apenas políticas, mas também voltadas à eficiência e competência técnica. “São indicações políticas, porém com pessoas técnicas que realmente conhece do riscado”, afirmou o prefeito ao dizer que mesmo que alguns nomes tenham sido indicadas por legendas do grupo de apoio, antes de aceitar as indicações ou conceder a posse, o nome dos gestores e sua capacitação técnica foram avaliadas e levadas em consideração suas qualificações.
Como exemplo dessas pessoas e do seu compromisso em colocar nas pastas pessoas que têm conhecimento das causas e das necessidades de cada pasta, ele citou os nomes da Eudenir de Souza Neves (Tia Deni), secretária da Mulher, de Roberto Hidase, secretário de Habitação e também de Einstein Paniago, Secretário da Fazenda.
Mariano também citou a nova Secretária da Educação, Idelma Oliveira, que será empossada hoje às 10 horas. Mariano destacou que ela já foi subsecretária do município e do estado: “A Edelma já foi subsecretária do município. Então ela geriu não foi só uma cidade, foram várias”, disse o prefeito ao pontuar a capacidade técnica da nova gestora.
Além dela, Mariano empossa hoje Vanilson Bueno na secretaria de Relações Institucionais. Sobre ele, Mariano destacou que ele já havia sido secretário de Aparecida de Goiânia e que havia se afastado da pasta para ser candidato nas últimas eleições. Agora ele retorna na pasta que tem a missão de captar recursos financeiros junto ao governo Lula e ao governo Caiado.
A nova composição do secretariado, segundo o prefeito Vilmar Mariano, é considerada natural no ambiente político-administrativo. “A troca faz parte de uma estratégia de gestão e é muito comum acontecer na esfera pública. Reconheço o trabalho e a marca que cada um deixou, sou grato por tudo, e vamos continuar dando celeridade ao que estávamos fazendo para a cidade, desde os mandatos de Maguito e Gustavo”, pontuou Vilmar.
O prefeito destacou ainda que os trabalhos da Prefeitura de Aparecida serão intensificados neste segundo semestre, visando ampliar o desenvolvimento da cidade com lançamento e entrega de obras e benefícios para a população. “Vamos dar celeridade ao que está sendo feito e lançar outras frentes de serviço. Estamos prospectando um novo momento para Aparecida e temos o privilégio de estar em constante desenvolvimento”, afirmou ao revelar que tem dando muito trabalho para os secretários e que eles têm correspondido com bons projetos e boas articulações.
Projetos de Lei e Reforma Administrativa
Os 14 Projetos de Lei, que foram enviados para a Câmara Municipal de Aparecida em caráter de urgência, no final de junho, também foram abordados na entrevista. Questionado sobre a expectativa sobre a aprovação dos PL’s, Vilmar Mariano disse que agora ele só pode esperar a discussão e a votação dos vereadores. “A câmara avalia o projeto e aprova ou reprova. Cabe a eles”, pontua Mariano.
O prefeito enfatizou, porém, que os projetos que aguardam tramitação, e recordou que apenas quatro foram analisados (PLs 074, 078, 079 e 085), votados e aprovados, irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo de Aparecida, por meio da estruturação de projetos e de ações governamentais.
Enfatizando a importância desses projetos para a gestão, Mariano destacou o exemplo da Secretaria da Mulher, que foi criada sem dotação orçamentária: “A Secretaria da Mulher foi criada sem dotação orçamentária. Nós precisamos de uma alteração orçamentária para continuar o bom trabalho e ampliar o que vem sendo feito”, finalizou
Infraestrutura e urbanismo
Em relação à infraestrutura, Mariano se mostrou otimista. Segundo ele, a prefeitura já tem o valor da contrapartida do financiamento. A expectativa do prefeito é que em setembro as ordens de serviço para várias obras de pavimentação sejam emitidas. Ele detalha ainda que essa não é apenas uma expectativa. Segundo Vilmar, alguns bairros já estão sendo beneficiados com as obras. “Já estamos asfaltando alguns bairros, como o Tiradentes, Vila Oliveira, Dom Bosco e a Independência”, revela Mariano.
Ele também mencionou os planos para a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Estamos finalizando projetos para a licitação de quatro novos CMEIs. Em no máximo 60 dias, eles devem ser licitados”, conta o prefeito.
Outro tema abordado foi a previsão de obras de infraestrutura para o segundo semestre, incluindo a implantação de lâmpadas de LED nos bairros e a entrega da Praça da Juventude. “Agora, no segundo semestre, vamos focar na infraestrutura. Estamos fazendo muito e vamos fazer ainda mais”, disse o prefeito.
Em relação à situação do asfaltamento nas ruas da cidade, o prefeito mencionou um plano para asfaltar todas as ruas habitadas de Aparecida, com a ajuda de um empréstimo que está em negociação. Ele citou o bairro Buriti Sereno como sendo o que mais precisa de asfalto atualmente.
Para concluir, o prefeito afirmou que a gestão pública na cidade está em constante mudança e que há grandes esperanças para o futuro. “Ainda há muito a ser feito, mas com o empréstimo que estamos negociando, vemos a possibilidade real de asfaltar todas as ruas habitadas de Aparecida”, disse ele. “Nós sempre sonhamos em fazer isso e, com esse empréstimo, o sonho começa a se tornar realidade.”
Os destaques de Aparecida
Vilmar Mariano enfatizou que a cidade de Aparecida se destacou nacionalmente como um modelo para projetos do Governo Federal em áreas como segurança pública e regularização fundiária. O prefeito atribuiu isso ao crescimento da cidade e à sua representação em nível nacional. “Aparecida é uma cidade que cresceu para o estado e para o país, é uma cidade de respeito, que recebeu e continua a receber muitas obras do governo federal”, explicou.
O prefeito destacou ainda a geração de empregos na cidade e o desenvolvimento de um pólo de moda, em parceria com a secretaria local. “Temos um grande cadastro de empresas que querem vir para nossa cidade e estamos trazendo novas empresas todos os dias. Hoje temos noventa mil empregos na cidade, um grande aumento em relação ao passado”, destacou.
Política
Mariano reconheceu para a equipe de reportagem o papel do Professor Alcides, que está considerando se candidatar, para a cidade de Aparecida, “Ele é um grande deputado e representa Aparecida muito bem. Ele foi eleito para ser deputado federal e acredito que continuará a ser. A relação entre nós é tranquila, cem por cento”, afirmou o prefeito.
Sobre a filiação ao MDB, Mariano disse que irá acontecer no dia 15 de agosto. Questionado se manteria sua ida ao MDB, mesmo se o ex-prefeito de Aparecida e seu aliado, Gustavo Mendanha desistisse de ir, ele disse que não há problema se Gustavo Mendanha decidir não se juntar ao MDB, pois ele já faz parte da base do governo Caiado.
Leia a edição impressa em nosso site. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.