AparecidaSaúde
Tendência

Aparecida recebe visita da ONU para aprimorar a assistência a indígenas venezuelanos

Iniciativa visa aprimorar os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso no atendimento aos indígenas da etnia Warao, cerca de 80 pessoas, residentes na região

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) em colaboração com a Saúde Estadual (SES) coordenou uma iniciativa para aprimorar os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso no atendimento aos indígenas da etnia Warao, cerca de 80 pessoas, residentes na região. A ação contou com o apoio de Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma agência da Organização das Nações Unidas.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que a iniciativa buscou uma acolhida adequada para a população migrante, visando melhorar sua qualidade de vida e integração social. “Solicitamos o apoio da Saúde Estadual nessa articulação com a OIM e fomos prontamente atendidos por essa importante agência da ONU. Queremos acolher adequadamente essa população migrante que agora reside em Aparecida contribuindo para melhorar a qualidade de vida deles, e, com isso, também facilitar sua integração social”, afirma Alessandro Magalhães.

Gustavo Assunção, superintendente de Atenção à Saúde da SMS, enfatizou a importância da capacitação para fortalecer o vínculo com a comunidade Warao. Ele destacou que as orientações da OIM foram valiosas para lidar efetivamente com as particularidades dos indígenas.

Essa ação representa um passo inédito em Goiás, marcando a primeira vez que a OIM colabora diretamente com os profissionais de saúde de um município no estado. Paula dos Santos Pereira, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES, ressaltou a relevância dessa cooperação e a possibilidade de sua expansão para outras populações migrantes que Aparecida recebe de várias partes do mundo.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo