AparecidaNotícias
Tendência

Daniel Vilela apresenta projeto de fruticultura para embaixador de Israel

Projeto pretende transformar o nordeste goiano em uma referência nacional na produção de frutas

Nesta quarta-feira (29), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, apresenta o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã para o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e outros representantes do país.

Esse projeto pretende transformar o nordeste goiano em uma referência nacional na produção de frutas. Os investimentos já somam R$ 9,5 milhões e as primeiras culturas a serem plantadas serão maracujá, manga e pitaia. A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa Cerrados e a Codevasf.

O Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã visa alcançar uma área de 300 hectares abastecidos pelas barragens dos rios Paranã e Ribeirão Porteira. Com isso, espera-se beneficiar 4.500 famílias que vivem em 22 assentamentos rurais da região.

Nessa primeira fase do projeto, 150 agricultores familiares dos municípios goianos de Flores de Goiás, Formosa e São João d’Aliança foram selecionados para participar. Eles receberão kits de irrigação adquiridos pela Codevasf.

A escolha de Israel como parceiro nesse projeto se deve à grande expertise desse país no setor da fruticultura irrigada. Israel é conhecido por ter desenvolvido um sistema de irrigação com reuso de água dessalinizada, viabilizando a produção agropecuária mesmo em áreas desérticas. Lá, é possível encontrar lavouras de melancia, hortaliças, trigo, algodão, tâmara, banana, uva e uma infinidade de outros cultivos.

Um dos trunfos da agropecuária israelense está no sistema de distribuição de água. O país utiliza recursos hídricos do mar e transforma-os em água potável para abastecer sua população de 9,4 milhões de habitantes. Além disso, cerca de 90% do esgoto é coletado e tratado de forma eficiente, permitindo seu uso na irrigação e fertirrigação da agricultura.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo