O grupo criminoso Comando Vermelho (CV) estaria procurando funcionários da plataforma Bybot por conta de supostos prejuízos financeiros na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico. O principal alvo seria Gustavo de Macedo Diniz, executivo da empresa, também conhecido como Engomadinho do Bitcoin. Além de Diniz, dois outros membros da equipe da Bybot estão sendo procurados.
Fotos de dois operadores da Bybot, diretamente envolvidos na gestão de contas de clientes antes do encerramento da plataforma, circularam em grupos de WhatsApp, junto com um suposto comunicado do Comando Vermelho oferecendo uma recompensa de R$ 15 mil por informações que levem à localização dos membros da Bybot. O grupo criminoso enfatizou que não deseja a morte dos funcionários da empresa.
A coluna ‘Na Mira’ do Metrópoles informou que organizações criminosas estão cada vez mais recorrendo a criptomoedas para lavar dinheiro do tráfico de drogas. A Chainalysis, empresa especializada em análise de dados do mercado criptográfico, divulgou que a quantidade de Bitcoin usadas em atividades de lavagem de dinheiro aumentou 68% em comparação com 2021, totalizando US$ 23,8 bilhões.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.