BrasilGoiásNotícias
Tendência

Seminário Internacional Águas para o Futuro começa hoje com a presença de Caiado

Evento inédito em parceria com a Unesco acontece na cidade de Rio Quente, região sudeste de Goiás

O governador Ronaldo Caiado participará, nesta segunda-feira (11), da solenidade de abertura do Seminário Internacional Águas para o Futuro, em Rio Quente, região Sudeste de Goiás, a partir das 19 horas.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento visa discutir meios de garantir a disponibilidade de água no mundo no futuro.

Representantes de 22 países, de outros estados brasileiros e expoentes do setor produtivo participam do seminário, que será realizado até o dia 13 de setembro. A programação conta com palestras, oficinas e debates acerca dos recursos hídricos.

O município, localizado junto às serras de Caldas Novas, faz parte da maior bacia hidrotermal do mundo. Goiás ainda é banhado por três importantes bacias hidrográficas: Paraná, Araguaia-Tocantins e do São Francisco. Para a gestora, ao sediar um evento deste porte, o Estado contribui para a discussão global sobre sustentabilidade e gestão responsável dos recursos naturais.

Mudanças climáticas

Durante o evento em Rio Quente, o governo apresentará a “Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050”, documento destinado a orientar ações relacionadas à mudança do clima em Goiás. A meta é zerar as emissões de carbono até 2050, integrando esforços pro desenvolvimento de uma matriz produtiva que seja tecnologicamente sofisticada, ambientalmente limpa e economicamente competitiva no mercado nacional e internacional.

O Estado também deve assumir compromissos relacionados ao controle do desmatamento ilegal, publicar o decreto de reativação do Fórum de Mudanças Climáticas, e assinar, com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o termo de adesão do Pacto pela Governança das Águas. O pacto visa ao aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, à regulação dos serviços de saneamento e à melhoria da segurança de barragens.

A programação completa do evento está disponível no site Águas Para o Futuro.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo