AparecidaEsporteNotícias
Tendência

20 times de Aparecida de Goiânia estão confirmados na Taça das Favelas 2023

Projeto é realizado em todo território nacional e tem como objetivo proporcionar visibilidade aos moradores de periferia

A Taça das Favelas 2023, que começa no dia 16 de setembro, contará com a participação de 20 equipes de Aparecida de Goiânia. O sorteio dos grupos foi realizado na noite desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções da PUC em Goiânia. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia é parceira institucional do evento organizado pela Central Única das Favelas (Cufa-GO). A Taça das Favelas é realizada em todo território nacional e tem como objetivo proporcionar visibilidade aos moradores de periferia.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, participou do sorteio dos grupos e ressaltou a importância do esporte para os jovens. “Nós sempre apoiamos a Taça das Favelas porque sabemos da importância do esporte na vida das crianças e jovens. Acreditamos que uma de nossas equipes irá vencer a competição novamente”, disse. Além dele, também participaram o secretário de Relações Institucionais, Vanilson Bueno, e o vereador Isaac Martins.

Em 2021, o time masculino do Setor Santa Luzia foi campeão da Taça das Favelas ao vencer o Promissão de Anápolis, no Estádio Olímpico, por 5 a 0.

Além de dar visibilidade para meninos e meninas da periferia, a Taça das Favelas também é uma vitrine. Olheiros de diversos clubes acompanham as partidas em busca de novos talentos. A cada edição, alguns atletas são escolhidos para integrar a categoria de bases de diferentes clubes.

Nacionalmente temos exemplos de jogadores que disputaram a Taça e que hoje são jogadores profissionais, como o zagueiro e capitão do Vila Nova, Rafael Donato, o jovem atacante Ronald Barcelos do Grêmio e o meia Patrick de Paula, que hoje está no Botafogo.

O vice-governador Daniel Vilela também prestigiou o sorteio dos grupos representando o governador Ronaldo Caiado. Vilela, que é ex-jogador profissional de futebol, reforçou a importância do esporte na vida dos jovens.

“Acredite no seu potencial, não desista diante das adversidades”, sublinhou em tom de incentivo aos atletas presentes na solenidade. “O Governo de Goiás vai realizar no próximo ano um grande campeonato amador com times de todas as cidades goianas. Acredito que iremos ver muito de vocês na nossa competição”, completou.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida de Goiânia, Gerfeson Aragão, destacou que a administração municipal auxilia os times da cidade inscritos na Taça das Favelas. “Ajudamos os times com entrega de uniformes, bolas e também disponibilizamos diversos campos no município para realização dos jogos. Nesta edição, o Estádio Annibal Batista de Toledo, o Centro de Treinamento do Goiás Coimbra Bueno, no Setor Buriti Sereno, e o Centro Olímpico irão receber várias partidas”.

A primeira rodada da Taça das Favelas 2023 será realizada nos campos do Centro de Treinamento do Goiás Esporte Clube, no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. As finais masculina e feminina da competição serão no dia 18 de novembro, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

“Não fosse o apoio de nossos parceiros não teríamos condições de realizar uma competição dessa grandeza. A Taça das Favelas promove inclusão e também abre horizontes para jovens atletas”, lembrou o presidente da Cufa-GO, Breno Cardoso.

Futebol Feminino

Desde o ano passado, a Taça das Favelas abre espaço para que as jogadoras possam também disputar uma competição com padrão profissional. Neste ano mais de 30 equipes estão participando. Sabendo da importância de incentivar a modalidade e reconhecendo que ano após ano o Brasil está mais atento ao rendimento do futebol feminino, é uma das missões da Taça poder proporcionar um campeonato competitivo, atraente e de visibilidade para as meninas do futebol em Goiás.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo