EntretenimentoTurismoTurismo em Goiás
Tendência

Descubra o caminho para as cachoeiras em Goiás que tem acesso exclusivo pela água

Um passeio incrível e perfeito para quem ama aventura e contato com a natureza!


As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, localizadas em Goiás, são amplamente reconhecidas em todo o Brasil, mas existem quatro delas que tem acesso exclusivo pela água e merecem sua atenção especial. Que tal embarcar em uma aventura aquática?

Uma das atrações mais recentes da Chapada é a exploração dessas cachoeiras por meio de canoagem, navegando desde a barragem da Serra da Mesa até o Rio Tocantinzinho, cobrindo uma distância de cerca de 10 quilômetros. Você terá a oportunidade de descobrir esses verdadeiros paraísos escondidos.

16074c39b65c423164dec8ee62ef9a2a.jpg
Cachoeira Pedra Rolada. Foto: Wender Macieira (Guia Zubu)

As cachoeiras Curralinho, Pedra Rolada, Quati e Cânion Sucuri são verdadeiramente incríveis, e a água, acredite ou não, é surpreendentemente quente, proporcionando um banho extremamente relaxante. O Rio Tocantinzinho é um dos principais afluentes do Rio Tocantins e é muito apreciado por entusiastas de esportes aquáticos, como o rafting.

Localizado no município de Colinas do Sul, Goiás, ele está um pouco abaixo do famoso “Encontro das Águas”, onde o Ribeirão São Miguel se encontra com o Rio Tocantinzinho. Com suas águas de tonalidade verde, este rio é considerado um dos mais deslumbrantes do Brasil.

4277c2dd3b77cfd16a87f2ae83e404e0.png
Foto: Reprodução/@chapada_vaa

A Fazenda Chapada Visão é o ponto de partida para os barcos que conduzem até as cachoeiras (veja a localização exata da fazenda aqui).

É fundamental agendar seu passeio com antecedência para evitar contratempos (mais detalhes ao final do texto). Você pode fazer essa remada em qualquer época do ano, a menos que ocorram chuvas intensas ou tempestades elétricas.

4213df19b5fbecfa8427360369e0d0f8.jpg
Cachoeira Quati. Foto: Wender Macieira (Guia Zubu)

Apesar de percorrer 10 quilômetros de canoa parecer uma longa distância, o passeio é agradável e tranquilo, com paradas estratégicas para desfrutar de refrescantes banhos.

Os guias fornecem coletes salva-vidas e oferecem um breve treinamento sobre técnicas de canoagem e instruções antes de iniciar a jornada. É aconselhável trazer itens como repelente, camiseta com proteção solar, boné ou chapéu, óculos de sol, protetor solar, traje de banho, 2 litros de água e lanches leves, pois a atração não inclui refeições.

b4079711aadee7e6d97ece8b70876616.jpg
Cachoeira Curralinho. Foto: Wender Macieira (Guia Zubu)

Além de todas essas aventuras, durante o trajeto, você terá a oportunidade de fazer uma parada para admirar pinturas rupestres no Sítio Curicaca, também localizado em Colinas do Sul, e dar um mergulho no Lago Serra da Mesa.

O passeio tem uma duração aproximada de 4 horas, começando às 8h da manhã e retornando por volta das 12h. O valor dessa experiência é de R$ 175 por pessoa (para grupos de duas pessoas ou mais), enquanto moradores locais e crianças pagam R$ 80.

99f03e15950be76979db7ec7c1490e9a.png
Detalhe da canoa, com uma rede para descanso. Foto: @chapada_vaa

Em Colinas do Sul, você encontrará várias opções de pousadas para passar a noite, e se estiver sem veículo, é possível organizar o transporte até a Fazenda Chapada Visão diretamente na cidade.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo