AparecidaNotícias
Tendência

Setembro foi o mês mais quente dos últimos 80 anos em Goiás

A média da temperatura máxima para Goiânia era esperada em 34°C, mas a capital registrou uma média de 36°C, sendo 2°C acima do previsto

O estado de Goiás enfrentou um setembro histórico em termos de altas temperaturas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O levantamento, que considera informações da estação meteorológica de Goiânia desde 1937, indicou que este foi o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos.

Em setembro de 2023, a média da temperatura máxima para Goiânia era esperada em 34°C, mas a capital registrou uma média de 36°C, sendo 2°C acima do previsto. O ápice do calor foi atingido em 25 de setembro, quando a temperatura máxima atingiu 39,3°C.

O Inmet começou a registrar dados em Goiânia em 1937, com a instalação da estação meteorológica. Até o momento, o ano mais quente para setembro foi 2020, quando as temperaturas máximas ultrapassaram a média em quase 5°C. Naquele ano, a média era de 35,9°C, e em 29 de setembro, Goiânia atingiu impressionantes 40,4°C.

Quanto às expectativas para outubro, o Inmet prevê uma temperatura média na capital de 33,2°C, 1,5 a 2°C acima do normal.

Apesar do calor persistente, a previsão para o mês é de chuvas isoladas. No entanto, o instituto observa que essas chuvas provavelmente serão irregulares, com períodos de precipitação intercalados com períodos secos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo