O jogo político de Gustavo Mendanha
Ex-prefeito busca aproximação de Bolsonaro visando eleições futuras
Muitos descrevem a política como um jogo de xadrez, onde as jogadas são calculadas com precisão e as consequências de cada movimento podem determinar a vitória ou a derrota. Gustavo Mendanha (Patriota), ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, parece estar fazendo suas próprias regras neste tabuleiro. Embora ele tenha adotado uma estratégia particular desde sua pré-campanha a governador, nem todas as suas jogadas têm se mostrado acertadas. Prova disso foi a derrota nas eleições de 2022.
O aniversário de Professor Alcides e a busca de proximidade com Bolsonaro
Fontes do Diário de Aparecida, ligadas ao ex-prefeito, indicam que Mendanha marcará presença no aniversário do professor Alcides (PL), que acontece este mês e promete ser um grande evento. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, essa não é apenas uma visita social. As informações que chegaram a equipe de reportagem são de que há um claro intuito de estreitar laços com Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente e figura de peso da direita brasileira. Este movimento sugere que a aproximação não é mero protocolo, mas uma estratégia deliberada de Mendanha para consolidar sua posição no cenário eleitoral e conquistar o apoio do ex-presidente que é um ícone da direita brasileira.
Embora sua relação com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) pareça robusta, a demora de Mendanha em se filiar ao MDB desperta dúvidas. Essa hesitação indica que ele pode estar avaliando outras possibilidades e, quem sabe, traçando novos caminhos. Nesse sentido, o respaldo de Bolsonaro, que ainda exerce influência em muitos cantos do Brasil, poderia ser determinante para os planos futuros de Mendanha. Há quem diga que Mendanha pensa em uma candidatura ao senado nas próximas eleições estaduais.
A proximidade com Sandro Mabel
As mesmas fontes disseram ao Diário de Aparecida que há boatos de que o ex-prefeito, que oficialmente apoia a reeleição do seu sucessor, Vilmar Mariano (MDB), tem mantido diálogo com Sandro Mabel. As conversas de bastidores informam que Mendanha é um dos incentivadores para que Mabel entre na corrida eleitoral em 2024 por Aparecida e não por Goiânia.
A história está a cada dia mais ganhando forças com as ações do ex-prefeito. Um exemplo foi uma foto publicada por ele na noite desta quinta-feira, 5 de outubro. Mendanha participou da inauguração de um empreendimento na capital e publicou foto junto com Sandro Mabel. Na legenda escreveu: “As deliciosas bolachas Mabel saíram das mãos e cabeça do sr. Nestore Scodro. Ele também é o pai de uma das mentes mais brilhantes que conheço, que é o meu amigo e grande empresário @sandromabeloficial”.
Se essa informação se confirmar, Mendanha terá que deixar seu apoio a Vilmar, que já conquistou Ronaldo Caiado (UB), governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), vice-governador de Goiás, Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa. Uma jogada que, como muitas das escolhas tomadas pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia na pré-campanha a governador, será um tiro no pé.
A força de Einstein Paniago no Governo Lula
A aproximação de Mendanha com Bolsonaro também causa estranheza em sua relação com o Paço Municipal. Isso acontece principalmente porque Vilmar Mariano, atual prefeito, mantém uma boa relação com o governo Lula. Prova disso é que o atual prefeito de Aparecida foi escolhido para representar todos os prefeitos do Brasil no encontro do presidente Lula com os gestores municipais. Além de visibilidade política, a proximidade de Mariano com o Governo Federal tem resultado em bons investimentos para cidade e conquista de programas federais, principalmente voltados para os mais carentes.
Um dos nomes importantes para o fortalecimento da relação de Mariano com o Governo Federal é o atual secretário da Fazenda de Aparecida, Einstein Paniago. Articulador, bem relacionado, competente e com influencias no Governo Lula, o secretário tem aberto portas e conquistado recursos importantes para Aparecida. Porém, a visibilidade de Einstein tem causado ciúmes no grupo de Mendanha que tem trabalhado para trocar o atual secretário da Fazenda.
Porém, o ex-prefeito estaria tendo dificuldades para conseguir seu objetivo. Um motivos para isso seria a qualidade do trabalho que o secretário vem desenvolvendo em sua pasta, a confiança que Vilmar Mariano deposita nele e tem a força dos relacionamentos de Paniago.
Evidentemente, no cenário político, muitas vezes a realidade e a especulação se entrelaçam, e nem tudo o que é ventilado se concretiza. No entanto, tais movimentações esboçam os possíveis rumos e realinhamentos que podem determinar a paisagem política de Aparecida. O que é indiscutível é que Mendanha está jogando.
A equipe de reportagem tentou falar com o ex-prefeito Gustavo Mendanha pelo telefone, mas não atendida. O espaço segue aberto.
Leia também a edição impressa desta sexta-feira