GoiásNotícias
Tendência

Goiás abriga quase metade das empresas de construção civil do Centro-Oeste

Com 2.172 CNPJs ativos, setor prevê criação de mais 6 mil vagas de emprego na região até fim do ano.

O setor de construção civil tem sido um motor robusto para a economia em Goiás e na região Centro-Oeste. Com 2.172 CNPJs ativos, prevê-se a criação de mais 6 mil vagas de emprego na região até o final do ano. O número expressivo de 62.477 empresas demonstra a força desse setor, que gerou, em média, 1,6 mil vagas de emprego por mês em 2023, com cerca de 700 dessas vagas concentradas em Goiânia.

Goiás se destaca como o maior polo da construção civil no Centro-Oeste, abrigando 41,9% do total das empresas do setor na região. O crescimento de 14,1% no número de empresas ativas com cinco ou mais pessoas ocupadas, registrado em Goiás em 2020, simboliza a resiliência do setor frente aos desafios econômicos.

Projeções econômicas são otimistas para 2023, com expectativa de crescimento de até 4% no setor de construção civil, impulsionado também pelo agronegócio, que tem registrado recordes de produção nos últimos anos, estimulando diretamente a indústria da construção na região.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sinaliza uma nova elevação para o setor em 2023, após um crescimento de 2,5% a 4% no PIB do setor em 2021. Esses números corroboram a relevância do setor, que empregava mais de 55 mil pessoas apenas em Goiás, segundo dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção de 2021, realizada pelo IBGE.

Foi a busca por melhores oportunidades de trabalho que atraiu, há mais de 30 anos, o mestre de obras Edivar José de Oliveira, de 52 anos, do pequeno município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, para Goiânia. Atuando há 26 anos em uma grande incorporadora de Goiás como ajudante de pedreiro, Edivar é uma pessoa curiosa e apaixonada pela profissão, tendo feito de tudo um pouco dentro dos canteiros de obras da incorporadora.

Ele destaca que a chave para o desenvolvimento na profissão é estar sempre aprendendo. “Lá atrás, quando era ajudante, era acompanhado por um mestre de obras já antigo na casa, que me ensinou tudo o que sei hoje. Ele me apresentou a oportunidade de crescimento, mas esse crescimento não veio de mão beijada, me custou horas de estudo e muita dedicação.”

Seja por meio da construção de grandes empreendimentos, obras ou reformas particulares, as várias profissões envolvidas na construção civil, como pedreiro, mestre de obras, armador, carpinteiro, encanador, pintor, eletricista, soldador, entre outras, são cruciais para o desenvolvimento do meio urbano em que vivemos.

E as oportunidades de crescimento no setor estão longe de serem escassas. Em Goiás, por exemplo, o mercado da construção civil tem aberto, em média, 1,6 mil vagas de emprego por mês em 2023. Destas, 700 são apenas para Goiânia, de acordo com um levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção em Goiás (Sinduscon-GO).

A região reflete o vigor da construção civil, evidenciado pelo número expressivo de empresas ativas e pela contínua demanda por profissionais qualificados.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo