A 18ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), começa nesta segunda-feira (6) e segue até sexta-feira (10), com o lema “A um passo da Solução”. Na ocasião, a população goiana terá acesso a serviços que abrangem áreas Cível e de Família, sem a necessidade de iniciar processos judiciais. A iniciativa visa facilitar acordos entre as partes e acelerar o encerramento de litígios.
Os serviços oferecidos incluem divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda ou regime de convivência com os filhos, além de cobranças diversas, cancelamento de débito, indenização por danos materiais ou morais, rescisão contratual, dívidas bancárias, questões relacionadas a comércio, consumo ou vizinhança.
Desde 2006, a campanha pela conciliação tem obtido resultados positivos em Goiás. Segundo o juiz Leonys Lopes Campos, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o evento promove a cultura da paz e do diálogo, desencorajando comportamentos que levam a conflitos e proporcionando experiências bem-sucedidas de conciliação às partes envolvidas.
Para agendar atendimentos, os interessados devem entrar em contato com o Nupemec pelo WhatsApp (62) 99218-2532. Todos os atendimentos serão realizados online este ano, com exceção das negociações de débitos com a prefeitura, que podem ser feitas pessoalmente no Mercado Municipal, em Goiânia.
Mais informações sobre como conciliar, quais processos podem participar e prazos podem ser encontradas no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): cnj.jus.br. O portal disponibiliza endereços e contatos dos Núcleos ou Centros de Conciliação dos tribunais brasileiros, assim como informações detalhadas sobre o processo de conciliação.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.