Em um avanço significativo da implantação da Redesim (rede nacional para a simplificação do registro e legalização de empresas e negócios) em Goiás, a Junta Comercial do Estado (Juceg) alcançou a marca de 245 municípios integrados ao sistema.
A Redesim reúne em um único local os órgãos necessários para a abertura de novos empreendimentos. A iniciativa, que teve início com menos de 50 municípios aderindo em 2019, agora abrange quase a totalidade do estado, promovendo a redução da burocracia e agilizando o processo para os empreendedores.
O sistema, que contempla desde as juntas comerciais até os órgãos licenciadores, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, tem como propósito simplificar as etapas necessárias para a abertura de empresas. Segundo informações do Governo de Goiás, o ano de 2021 registrou uma redução significativa no tempo para emissão de um novo CNPJ, passando de dias e até meses para apenas nove horas.
Apesar dos avanços, a diretoria de Tecnologia e Redesim da Juceg destaca que a prefeitura de Santa Helena não manifestou interesse em aderir à Redesim, mesmo diante dos benefícios apresentados. O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, ressalta a conquista de superar a marca histórica de 33 mil empresas abertas em 2021, aspirando repetir o feito em 2023.
“Reduzimos para nove horas o tempo gasto para se emitir um novo CNPJ em Goiás. Antes, levava dias e até meses”, celebra Siqueira.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.