Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data que presta homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Embora não seja feriado nacional, seis estados brasileiros garantem um dia de folga em comemoração a essa importante ocasião. Saiba onde é feriado.
Os estados que adotam o feriado são Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Devido aos decretos estaduais, todas as cidades dessas regiões, incluindo as capitais, celebram o Dia da Consciência Negra como feriado.
Nos demais estados, embora os governos estaduais não tenham decretado feriado no dia 20, leis municipais podem estabelecer essa medida individualmente em cada cidade. Um exemplo é Boa Vista (RR), capital de Roraima.
Com exceção de Boa Vista (RR) e das capitais dos estados com decreto estadual, o dia 20 de novembro não é feriado na maioria das capitais.
No Distrito Federal, em Brasília, o Dia da Consciência Negra é ponto facultativo. A Fundação Palmares informa que mais de mil cidades brasileiras consideram o dia 20 de novembro como feriado, seja por lei municipal ou estadual.
Atualmente, um projeto de lei que propõe tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional está em tramitação. A proposta, já aprovada pelo Senado, aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.