BrasilNotíciasPolítica
Tendência

Lula indica Flavio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR

Ambos devem passar por sabatina e votação no Senado. Lula não anunciou quem deve assumir Ministério da Justiça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou, nesta segunda-feira (27), junto ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, suas indicações para posições-chave no cenário jurídico nacional.

Flávio Dino foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto Paulo Gonet foi indicado para procurador-geral da República (PGR).

Confira as biografias de cada indicado abaixo.

 

Flávio Dino

Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, traz consigo uma trajetória ímpar, com 55 anos de idade e uma extensa bagagem nos setores público e privado. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, Dino desempenhou papéis cruciais como advogado, professor, político e magistrado. Ele foi eleito senador da República em 2022, após exercer os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). Sua experiência também inclui uma atuação como Juiz Federal da 1ª Região entre 1994 e 2006, sendo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.

 

Paulo Gonet

Nascido em 16 de agosto de 1961 no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco, indicado para o cargo de procurador-geral da República, possui uma trajetória sólida no campo do Direito. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982, Gonet concluiu seu mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Essex em 1990, seguindo para o doutorado em Direito, Estado e Constituição na UnB em 2008. Como co-fundador do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em 1998, ao lado de Gilmar Ferreira Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, ele contribuiu significativamente para a formação jurídica no país. Gonet integra o Ministério Público Federal desde 1987, assumindo a posição de subprocurador-geral da República. Desde julho de 2021, ocupa o cargo de vice-procurador-geral eleitoral.

Essas indicações reforçam a estratégia de Lula em posicionar figuras de relevância e experiência nas esferas jurídicas mais influentes do país.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo