InternacionalNotíciasPolítica
Tendência

Deputado George Santos tem mandato cassado pelo Congresso dos EUA

Câmara vota por ampla maioria a favor da expulsão do representante republicano de Nova York

A Câmara dos Estados Unidos deliberou nesta sexta-feira (1º) e decidiu pela expulsão do deputado republicano George Santos, representante de Nova York, em decorrência de violações éticas. A resolução demandava uma maioria de dois terços dos votos para ser aprovada.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, anunciou que 311 membros votaram favoravelmente à expulsão de Santos, enquanto outros 114 votaram contra. Dois membros registraram-se como “presentes”. Essa decisão torna George Santos o primeiro membro do Congresso a ser expulso sem uma condenação criminal desde a Guerra Civil, marcando o sexto legislador na história americana a ser expulso pela Câmara.

Aos 35 anos, e filho de pais brasileiros, Santos enfrentou acusações criminais relacionadas ao financiamento de campanha. Além disso, admitiu ter mentido sobre diversos aspectos de sua biografia.

Próximos passos

Segundo um ex-deputado da Câmara, o processo de expulsão é administrativamente tratado da mesma forma que uma vaga aberta por morte ou renúncia. O secretário da Casa assume o controle e toma decisões em nome do gabinete do deputado cassado.

O secretário informará ao governador de Nova York sobre a vacância, e será responsabilidade do governador agendar uma nova eleição para preencher a vaga deixada por Santos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo