BrasilGoiásNotícias
Tendência

Pagamento do IPVA vencido em Goiás é suspenso temporariamente

Detran-GO realizará migração do sistema para otimizar processamento

O Governo de Goiás faz um alerta importante aos proprietários de veículos com licenciamento no estado: neste fim de semana, dias 9 e 10 de dezembro, a emissão de boletos vencidos referentes ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023, será bloqueada temporariamente no site do Detran-GO.

Essa medida promete facilitar a migração dos débitos vencidos para o sistema da Secretaria da Economia, proporcionando uma melhor eficiência no processamento. Durante esse período, não será possível efetuar o pagamento do tributo aos sábados e domingos.

A partir de segunda-feira, dia 11 de dezembro, a emissão do Documento de Arrecadação (Dare) para quitação do IPVA atrasado será exclusivamente realizada no site da Secretaria da Economia. Para acessar o documento, basta clicar em IPVA e, em seguida, em Débitos.

Já os débitos relacionados ao licenciamento anual e outros sob responsabilidade do Detran-GO continuarão a ser emitidos no site da autarquia, no aplicativo DetranGO ON ou nos postos de atendimento. É fundamental destacar que a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só será liberada após a regularização de todos os débitos, tanto de IPVA quanto de licenciamento.

“Realizamos esse procedimento no fim de semana para evitar que o contribuinte pague o boleto enquanto o processamento está ocorrendo. A recomendação é quitar o imposto até sexta-feira ou aguardar a segunda-feira e emitir o Dare no site da Economia”, afirma Jorge Arêas, gerente do IPVA na Secretaria da Economia.

Ele também orienta os motoristas com o tributo vencido que pretendem utilizar o veículo no sábado ou domingo a regularizar a situação até sexta.

 

Parcelamento Facilitado

Com a transferência para a Secretaria da Economia, a partir de segunda-feira, os proprietários de veículos com placa final 1 e 2, e IPVA 2023 vencido, terão a opção de parcelar o valor em até seis vezes. O parcelamento é oferecido pela Secretaria da Economia quando o débito está vencido há mais de 90 dias. Para simular as parcelas, os contribuintes podem acessar o site da Economia (economia.go.gov.br), selecionar a opção IPVA e, em seguida, Débitos, informando a placa e o Renavam para obter as informações desejadas.

Para as demais placas, cujo calendário de pagamento foi encerrado em outubro, o parcelamento do imposto estará disponível a partir de janeiro de 2024.

“A dica para quem tiver interesse em parcelar é esperar a migração e acessar o site da Economia a partir de segunda-feira (11/12), no caso dos finais 1 e 2”, destaca Jorge Arêas.

Ele enfatiza ainda que, após a migração para o sistema da Economia e o início do processo administrativo tributário, a pasta tem 90 dias para inscrever o débito na Dívida Ativa, ressaltando a importância de buscar a regularização o quanto antes.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo