84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro neste ano, aponta pesquisa
Brasileiros acima de 18 anos de idade apontam a falta de tempo como um dos fatores para distância da leitura
Uma pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostra que 84% dos brasileiros acima de 18 anos de idade não compraram livros nos últimos 12 meses.
O “Panorama do Consumo de Livros”, divulgado nesta quarta-feira, 7, aponta que entre os principais fatores citados para a distância da leitura estão a falta de tempo, os preços e ausência dos livros nas lojas.
A pesquisa ainda revela que 60% dessas pessoas consideram o hábito da leitura importante, mas se sentem desmotivadas para comprar livros. Entre os que compraram pelo menos um livro em 2023, 57% são mulheres e 43% são homens.
Segundo o estudo, no Brasil existem cerca de 25 milhões de consumidores de livros. Destes, 69% adquiriu entre um e cinco volumes, enquanto 8% adquiriu 16 ou mais livros.
Pesquisa classifica leitores brasileiros em categorias
Quanto à classe social, 43% dos compradores são da classe C, seguidos da classe B com 39%. A classe DE representa 10% e a classe A, 7%.
Quando se trata de região, os comparadores se concentram em maior porcentagem no sudoeste do País com 45% do total. No nordeste existem 28% desses consumidores, 14% estão no sul, 8% no norte e 7% no centro-oeste.
Foram ouvidas para o estudo cerca de 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023.
Confira a pesquisa completa aqui.
*Com informações G1
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp