Goiânia

Em Goiânia, 27 praças foram inauguradas em bairros descentralizados neste ano

A Prefeitura de Goiânia, avançou na construção e equipamentos de espaços públicos em setores como Residencial Real Conquista e Loteamento Goiânia 2

“As praças embelezam e valorizam os bairros, afastam criminosos, dando espaço às famílias, e aquecem o comércio da região. Mercados, mercearias, padarias, bares e barbearias, todos são beneficiados e aumentam a clientela com a chegada de uma nova praça”, explica o prefeito Rogério. Foto. Luciano Magalhães/Comurg.

Espaços para prática de esportes, lazer e socialização da comunidade, as praças ganharam atenção especial da Prefeitura de Goiânia em 2023. Ao longo do ano foram construídas 27 unidades pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que contemplaram as sete regiões da capital e descentralizaram o acesso aos equipamentos públicos por toda a Capital.

 

“Foi-se o tempo em que apenas as regiões nobres eram escolhidas para receber uma praça. Desde o início de sua gestão, o prefeito Rogério determinou a descentralização das construções, possibilitando o acesso da população a esses espaços tão importantes, que transformam a vida das pessoas e impulsionam o desenvolvimento dos bairros”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

 

Nos últimos 12 meses, setores como Progresso, Carolina Park, Condomínio das Esmeraldas, Loteamento Goiânia 2, Residencial Antônio Barbosa, Vila Redenção, Residencial Real Conquista, Residencial Paulo Pacheco, Parque Atheneu e Vila Mauá viram praças chegar e transformar a realidade local.

 

Qualidade de vida

 

“As praças representam muito mais que qualidade de vida para os moradores. Elas embelezam e valorizam os bairros, afastam criminosos, dando espaço às famílias, e aquecem o comércio da região. Mercados, mercearias, padarias, bares e barbearias, todos são beneficiados e aumentam a clientela com a chegada de uma nova praça”, explica o prefeito Rogério.

 

Todas as unidades construídas contam com bancos feitos com madeira reciclada, lixeiras e plantio de árvores e flores diversas. “A lógica é simples: quanto mais áreas verdes na cidade, mais sombra e maior conforto térmico. Goiânia já é o município mais arborizado do Brasil e seguimos plantando cada vez mais. Nossa política ambiental é referência nacional”, destaca Alisson Borges

 

A maioria das novas praças também conta com benefícios como piso tátil, para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência visual; academia ao ar livre, para prática de musculação; playground para crianças; e pet place com equipamentos específicos para a recreação de cães e gatos. Algumas unidades foram contempladas, ainda, com quadra poliesportiva, como as praças do Residencial Antônio Carlos Pires, Residencial Itaipu e Tupynambá dos Reis.

 

“Nossas praças são multifunções, com opções para toda a família. É uma alegria muito grande ver o povo definitivamente ocupando os espaços públicos”, comemora Borges, ao reforçar que novas praças serão construídas em 2024, e que a programação de revitalização terá continuidade. “Revitalizamos 84 praças, em 2023, e vamos modernizar e adequar dezenas de outras praças antigas no próximo ano”, diz.

 

Setor Norte Ferroviário

 

Em 2023, a Praça do Trabalhador, no Setor Norte Ferroviário, também foi entregue à população. As obras tiveram início em 2019, na gestão anterior, e foram paralisadas diversas vezes por entraves burocráticos. Em junho de 2022, a Comurg assumiu o projeto, e o espaço de 49 mil metros quadrados, que abriga as feiras Hippie e da Madrugada, saiu do papel.

 

A praça conta com piso permeável, rampas de acesso e sinalização acessível, três banheiros públicos, um edifício administrativo e duas subestações de energia elétrica para atender às necessidades das bancas e evitar interrupções de energia. Além da estrutura adequada para as feiras, a praça também pode receber eventos e serve como estacionamento em uma das regiões mais movimentadas da Capital.

Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo