Goiás Online

BASTIDORES DA POLÍTICA EM GOIÁS

Por Helton Lenine

“No momento que ele marcar, eu também o receberei com todas as honras como deve ser recebido um presidente da República, com todo o respeito a liturgia do cargo”, disse Ronaldo Caiado (União Brasil), governador, sobre eventual visita de Lula da Silva a Goiás em 2024.

Jair Bolsonaro em Nerópolis

Bolsonaro volta a Goiás come pastéis em Nerópolis

Jair Bolsonaro (PL) foi recebido com gritos de “mito” ao realizar passeios em Nerópolis, cidade goiana, sábado (23). O ex-presidente brincou sobre dividir o prêmio da Mega da Virada com goianos se ganhar.  “Se eu ganhar na Mega Sena da virada, eu prometo dividir o prêmio com o povo de Nerópolis, mas o povo de Nerópolis vai ter que me achar, está ok?”, disse Bolsonaro, em tom de brincadeira a apoiadores. Ele visitou feira, comeu pastéis e almoçou na fazenda do senador Wilder Morais (PL). Foi a sexta visita ao estado do ex-presidente este ano.

Não veio

Dos 27 estados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não visitou apenas oito neste primeiro ano de governo, incluindo Goiás.

Salário mínimo

Será de R$ 1.412 o novo salário mínimo brasileiro, a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024, conforme sanção do presidente Lula da Silva.

Vai deslanchar

Prefeito Vilmar Mariano (MDB) acredita que, em março, o pacote de obras será lançado, mesmo em tempo de chuvas, com a chegada dos 120 milhões de dólares do banco Brics.

Em janeiro

Carlos Moreira, secretário municipal de Articulação Política, vai intensificar as conversas, em janeiro, com os presidentes de partidos políticos para fechar apoio à reeleição do prefeito Vilmar Mariano.

Sem definição

Anésio Rodrigues, presidente municipal do PDT, diz que seu partido só vai definir apoio para a disputa à prefeitura de Aparecida de Goiânia em março, após conversa com o casal George/Flávia Morais. Segundo ele, o esforço agora é formação de chapa com 26 candidatos (18 homens e 8 mulheres) à Câmara Municipal.

Polarização

Anésio Rodrigues reconhece que a disputa está polarizada entre o deputado federal Professor Alcides (PL) e o prefeito Vilmar Mariano (MDB) na corrida ao Palácio Maguito Vilela.

Sem espaço

André Fortaleza (MDB) e Felipe Cortez (Podemos) procuraram a direção estadual do PDT para discutir as eleições em Aparecida de Goiânia, mas as conversas não progrediram. 

Não avançou

Vanderlan Cardoso (PSD) enfrenta dificuldades para acertar apoio partidário ao seu projeto de disputar, pela terceira vez, a prefeitura de Goiânia.

Perda

Com a saída de Gilvane Felipe da presidência estadual do Cidadania, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) perde apoio de uma legenda de alcance nacional.

Apostas

O Palácio do Planalto aposta nas campanhas de Adriana Accorsi, em Goiânia, e de Antônio Gomide, em Anápolis, como trunfos eleitorais do PT para 2024.

Incerteza

A base do governo Caiado segue sem saber que irá lançar para a disputa à prefeitura de Goiânia. Rogério Cruz (Republicanos), Bruno Peixoto (União Brasil) e Jânio Darrot (MDB) estão na fila.

André Fortaleza

Fortaleza deve ficar no MDB e concorrer a vereador

Apesar de se movimentar como pré-candidato a prefeito, André Fortaleza (foto), presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, deve concorrer mesmo é a novo mandato de vereador em 2024. Gustavo Mendanha e Daniel Vilela buscam convencê-lo a permanecer no MDB e reforçar a chapa proporcional do partido. Tendência do parlamentar é fazer campanha independente, já que faz oposição ao também emedebista Vilmar Mariano.

 

RESUMO

    • Cristovão Tormin (PRD), ex-prefeito de Luziânia, vai assumir cadeira de deputado estadual, após recontagem dos votos realizada pelo TRE-GO. É que o deputado Fred Rodrigues (DC) teve o mandato cassado por irregularidades na prestação de contas de campanha em 2020.
    • Ex-deputado federal João Campos (Podemos) promete maior movimentação política em Aparecida de Goiânia, a partir de janeiro. Ele é cotado para concorrer a prefeito ou vice-prefeito em várias chapas.
    • Ex-prefeito Gustavo Mendanha visita municípios goianos para auxiliar o vice-governador Daniel Vilela na preparação de pré-candidatos a prefeito e vice pelo MDB. Ele ainda está filiado ao PRF.
Professor Valdeci Português
  • Presidente municipal do Sintego, Valdeci Português (foto), elogia o trabalho do prefeito Vilmar Mariano à frente da educação. “Aparecida de Goiânia é o único município do Estado de Goiás que têm o plano de carreira justo para o setor administrativo, graças ao prefeito Vilmar Mariano e aos vereadores que aprovaram a lei que respalda esses servidores, com valorização dos professores”. 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo