Política

BASTIDORES DA POLÍTICA EM GOIÁS

Coluna Helton Lenine

“O Presidente se empenha para recuperar o País, proporcionar melhor qualidade de vida à população, porque foi assim que agiu durante toda a sua vida pública”. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ao dizer que Lula da Silva respalda a política econômica em execução no Brasil.

Rogério Cruz e Romário Policarpo.

Rogério Cruz vai buscar respaldo de Policarpo

O afastamento do marqueteiro Jorcelino Braga do Grupo de Apoio ao Prefeito (GAP), agora extinto, vai levar Rogério Cruz (Republicanos) a se aproximar politicamente ainda mais do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD). O prefeito tenta viabilizar a sua gestão nesta reta final e o projeto de reeleição para 2024. Policarpo, por sua vez, quer permanecer no PRD, partido controlado por Braga. 

Só em março

Pelo andar da carruagem, apenas em março haverá novidades sobre a sucessão em Aparecida de Goiânia, com a desistência de pretendentes à cadeira de Vilmar Mariano.

Descanso

Professor Alcides (PL) e Vilmar Mariano (MDB), que estão à frentes nas pesquisas eleitorais, vão aproveitar o final do ano para descanso com a família. Voltam a todo vapor após o Réveillon.

Data fatal

2 de abril é a data-limite para mudança de partido para quem quiser ser candidato (prefeito, vice e vereador) às eleições de 2024 

Rumo do MDB

Vilmar Mariano quer conversar com Daniel Vilela, no início de janeiro, para tratar da definição sobre a presidência do MDB aparecidense.

Chapa de vereador

Vilmar diz que o MDB terá três meses para constituir a chapa de vereadores às eleições de outubro, com a escolha de 26 candidatos (18 homens e 8 mulheres).

Vão ficar?

Quando acertou sua ida para a base do prefeito Rogério Cruz, Jorcelino Braga indicou Célio Campos para a Secretaria de Comunicação e Colemar Moura para Controladoria Geral. A continuidade de ambos no secretariado do prefeito ainda é não foi oficializada.

Proximidade

Rogério Cruz deverá ter conversa reservada, nos próximos dias, com Romário Policarpo, para estreitar o relacionamento político com o Legislativo, agora que o GAP) não existe mais.

Respaldo

Romário Policarpo contribuiu, de forma decisiva, para que a Câmara Municipal aprovasse o empréstimo de R$ 710 milhões reivindicado pelo prefeito Rogério Cruz junto ao Banco do Brasil para a realização de obras na capital no último ano da administração.

Três nomes

A oposição já tem três nomes – Professor Alcides (PL), Humberto Chaves (PSOL) e Waterloo Ferraz (Novo) para a corrida ao Palácio Maguito Vilela em 2024.

Sem chances

Felipe Cortês (Podemos), Amarildo Cardoso (PT) e Felipe Robson (sem partido) devem ficar pelo meio do caminho em seus projetos de disputar a prefeitura de Aparecida de Goiânia por falta de musculatura política.

Estímulo

Vilmar Mariano tem estimulado auxiliares de diversos escalões da prefeitura a enfrentar as urnas, ano que vem, como candidatos a vereador e vereadora. Terão que se desincompatibilizarem dos cargos em 2 de abril.

Gustavo Mendanha

MPE diz que Mendanha está inelegível em Goiânia 

O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa se manifestou contrário à possibilidade de Gustavo Mendanha (PRD/foto) de disputar a prefeitura de Goiânia em 2024. A consulta foi feita ao TSE pelo diretório nacional do MDB, a pedido do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Uma segunda reeleição de prefeito, mesmo que tenha renunciado antes de se completar a metade do mandato, “ofende” a Constituição Federal.  O pleno do TSE vai se manifestar em plenário.

RESUMO

  • O secretário de Saúde de Goianésia, Uelberson Pires da Silva, de 38 anos, faleceu na noite de terça-feira (26). Segundo a assessoria da prefeitura, ele sentiu mal-estar e foi encaminhado para o Hospital Municipal Irmã Fanny Duran (HMG), onde veio a óbito, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

 

  • Governador Ronaldo Caiado ainda não decidiu sobre a nova direção do União Brasil de Aparecida de Goiânia. Gustavo Mendanha e Veter Martins, ambos do PRD, querem indicar o novo presidente.

 

  • A tão badalada filiação de Gustavo Mendanha ao MDB ficou para o ano que vem, em razão de dificuldades na agenda do ex-presidente Michel Temer e do presidente nacional do partido,Baleia Rossi.
Advogado Waterloo Ferraz
  • Advogado Waterloo Ferraz se movimenta como pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo partido Novo. Ele vai priorizar, na campanha, o debate sobre a reforma do sistema de saúde municipal, além de valorização da educação e investimentos em infraestrutura.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo