AparecidaBrasilNotícias
Tendência

“Caiado se firma como a melhor opção para a direita”, destaca especialista

Governador de Goiás é lembrado pela capacidade de diálogo e de respeito aos pilares da democracia

Por Fernanda Cappellesso

 

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem uma trajetória política diversificada que fortalece seu perfil como uma alternativa viável para a direita brasileira nas eleições de 2026. Antes de sua atual gestão, Caiado ocupou cargos significativos, incluindo de deputado federal e senador. Ele também já foi candidato a presidente em 1989, pelo Partido Social Democrático (PSD), com Camillo Calazans de Magalhães como vice. Na ocasião, 22 nomes concorreram à cadeira de presidente. Caiado obteve 0,68% dos votos.

Desde então, a trajetória política de Caiado tem sido de destaque, e agora, em 2026, ele emerge como um forte candidato à Presidência, com uma base sólida de apoio e destaque em veículos nacionais como a Veja. No final de 2023, em uma entrevista concedida à GloboNews, ele mencionou sua experiência prévia como candidato presidencial e o aprendizado obtido desde então, destacando a importância de construir uma carreira política passo a passo para reforçar sua vontade e capacidade de concorrer ao cargo.

A boa avaliação

A aprovação de Caiado, como governador, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, alcança 81,4% da população goiana. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2023, destacou-se por apresentar um crescimento em relação à pesquisa anterior, de junho do mesmo ano, onde Caiado tinha 76% de aprovação. Os números colocam Caiado como um dos governadores mais bem avaliados do país. Em comparação, outros governadores também se destacam nas pesquisas de aprovação. Mauro Mendes (União Brasil), governador de Mato Grosso, obteve 72,6% de aprovação, enquanto Rafael Fonteles (PT), do Piauí, alcançou 70,7%.

Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, registrou uma aprovação de 70,0%. Além disso, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, foi avaliado com 67,6% de aprovação, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, alcançou 66,5% de aprovação em suas gestões. Importante pontuar que Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo) são os maiores concorrentes que Caiado tem pela vaga de presidenciável e pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem muitos eleitores de direita apoiando.

“Ações contra a criminalidade já renderam ao governador de Goiás elogios nacionais”

De acordo com Simone Dantas, cientista social, o motivo principal da boa avaliação de Caiado é a significativa redução na violência, que está estabelecendo Goiás como uma das regiões mais seguras do país e recordou que as ações contra a criminalidade já renderam ao governador de Goiás elogios nacionais. Como em um programa partidário exibido na TV em 16 de junho de 2023, quando ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, fez elogios significativos à gestão de segurança pública de Caiado.

Ele destacou a administração como uma “referência nacional”, ressaltando as ações efetivas no combate ao crime em Goiás. Outro reconhecimento de peso foi o feito pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante uma visita a Goiás em 2 de julho de 2023. Na ocasião, Dino destacou a eficácia das forças de segurança do estado sob a gestão de Ronaldo Caiado. O ministro elogiou as ações conjuntas do estado com o Governo Federal, ressaltando os resultados positivos obtidos na segurança.

Educação

A especialista pontua ainda que, no campo das políticas sociais, o governador implementou programas que refletem as práticas da socialdemocracia europeia, com investimentos expressivos em assistência e bem-estar social. Na educação, Simone pontua que, o governo de Caiado destaca-se pelo investimento substancial na educação pública, elevando-a a um dos melhores padrões do Brasil.

Defesa à democracia, as instituições e a ordem pública

Simone explica ainda que, além de sua eficácia administrativa, Caiado é conhecido por sua abordagem pragmática e respeito aos princípios democráticos, diferenciando-se da chamada “direita radical”. Ela recorda que, durante a pandemia de COVID-19, Ronaldo Caiado adotou uma postura destacada por seu pragmatismo e respeito aos princípios científicos e de saúde pública.

“Sendo médico de formação, Caiado reconheceu desde o início a gravidade da doença e investiu significativamente na criação de infraestrutura e na qualificação do atendimento médico. Ele enfatizou a importância da vida e da saúde acima de outras questões, refletindo um compromisso humanista com a população”, explicou a especialista ao destacar que as ações humanizaram e deram destaque ao perfil do Governador de Goiás.

A especialista recorda ainda que, logo após os atos de vandalismo de 8 de janeiro, Caiado foi o primeiro governador a se posicionar contra os ataques aos poderes constituídos e ofereceu apoio para ajudar a pacificar a situação. Em suas redes sociais, Caiado enfatizou seu respeito pela democracia e pelas urnas, considerando o debate e a discordância como elementos fundamentais do regime democrático, mas condenando a baderna. “Seu posicionamento reflete um compromisso com o respeito às instituições democráticas e à ordem pública. Isso fez com que ele ganhasse o respeito de eleitores do centro e da direita”, detalhou.

Simone destacou o comportamento democrático de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, mesmo em situações contrárias a seus interesses. Um exemplo notável foi a sua postura durante a Reforma Tributária. Apesar de Caiado ter sido um opositor da reforma e ter conduzido uma campanha para impedir sua aprovação, ele aceitou democraticamente o resultado contrário a suas expectativas. Esse episódio demonstra a disposição de Caiado em respeitar os processos democráticos, independentemente dos resultados, evidenciando seu compromisso com os princípios democráticos.

Capacidade de diálogo

“A combinação de liderança eficiente, respeito aos princípios democráticos e capacidade de diálogo posiciona Ronaldo Caiado como uma alternativa forte, e ouso dizer que a melhor alternativa para a direita brasileira, atraindo um eleitorado que busca liderança experiente e comprometida com a gestão pública eficiente e transparente”, disse ao destacar que à medida que se aproxima a corrida presidencial de 2026, seu nome ganha força entre os que não se identificam com a esquerda e buscam uma liderança sólida e com resultados comprovados.”

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo