As inscrições para a participação de escolas públicas e privadas na 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil já estão abertas, e vão até o dia 15 de março. As provas serão aplicadas simultaneamente, no dia 21 de março, em mais de 100 países.
Para realizar a inscrição, as escolas interessadas devem se cadastrar no site oficial do Concurso, através do endereço cangurudematematicabrasil.com.br, e realizar o pagamento de uma taxa que varia de R$99 a R$198, para escolas públicas e privadas, respectivamente.
O Concurso é a maior competição internacional de Matemática do mundo, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.
Incentivo
Segundo a fundadora e CEO da UPMat Educacional, empresa responsável pela aplicação do Canguru de Matemática no Brasil desde 2018, Cristina Diaz, o concurso educacional incentiva os estudantes a colocarem seus conhecimentos matemáticos em prática, uma vez que essa disciplina tão temerosa diante dos estudantes, está presente a várias profissões atuais e ligadas ao campo da tecnologia.
“Devemos lembrar que essa tendência profissional requer conhecimentos de Matemática e raciocínio lógico e o estímulo a este exercício é fundamental”, observa Cristina Diaz. “A Matemática é um desafio já conhecido, mas a aplicação dos conceitos matemáticos e raciocínio lógico no dia a dia e nas profissões modernas, faz com que haja uma evolução e a promoção do aprendizado da disciplina no país. Mesmo com os dados do PISA, precisamos reconhecer que, a cada ano, há mais alunos, professores e gestores engajados para dar notoriedade ao Brasil participando deste grande evento global. Esse incentivo é importante para desenvolver mais profissionais e cidadãos engajados em diferentes áreas da vida”, pontua a fundadora.
Em 2014, na primeira edição do País, cerca de quatro mil estudantes brasileiros finalizaram o concurso como medalhistas. Já na última edição, em 2023, o acumulado foi de 98.627, dentre os 938 mil participantes.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp