BrasilSaúde
Tendência

Presença de chumbo em copos da marca Stanley é confirmada por fabricante

Entenda como a composição por chumbo em copos térmicos pode agredir o organismo da pessoa exposta

De um item funcional a um acessório de moda desejado por várias pessoas, os copos e garrafas Stanley viraram itens bastante populares no mundo todo, graças à sua promessa de manter bebidas na temperatura ideal por muito tempo.

Mas um vídeo, publicado nas redes sociais por alguns clientes da marca, colocou à prova a qualidade e segurança dos copos térmicos. Segundo relatos publicados por alguns internautas, os produtos da marca Stanley teriam chumbo em sua composição.

Este mês a Stanley confirmou os boatos. De fato, o chumbo é um dos metais presentes na composição dos produtos da marca desde 1913. No entanto, o material não faz mal a nenhum usuário, uma vez que está isolado por um revestimento de aço inoxidável. Assim, o chumbo não tem contato com o conteúdo armazenado pelos usuários em copos ou garrafas e, por isso, não oferece riscos à saúde, de acordo com informações da Pacific Market International, fabricante da marca.

“Não há chumbo na superfície de qualquer produto Stanley que entre em contato com você ou com o conteúdo do seu recipiente”, escreve Ronel C., porta-voz da marca, em comunicado enviado à equipe de checagem do canal de TV norte-americano WCNC, afiliada da CBS, nos EUA. “Nosso processo de fabricação emprega atualmente o uso de pellets padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo. Uma vez selada, esta área é coberta com uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores”, conclui Ronel.

As informações passadas por meio do porta-voz da marca não foram o suficiente para conter os internautas, que ficaram pasmos quando souberam da afirmação.

Segundo o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos EUA, quando em contato com o organismo, o chumbo pode causar problemas renais, anemia, problemas reprodutivos e problemas de desenvolvimento.

De acordo com especialistas norte-americanos, responsáveis por analisar o caso, como Jane Houlihan, diretora de pesquisas da organização Bebês Saudáveis, Futuros Brilhantes, “se o copo permanecer intacto, provavelmente não haverá risco de exposição aos consumidores. Mas se o selo inferior for removido, todas as apostas serão canceladas”.

“Se uma empresa tem que confiar que seu produto permanecerá perfeitamente intacto para que seja seguro, essa empresa tem um problema básico de segurança de material que está transmitindo aos seus clientes.”

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo