Goiás utilizará aparelhos de previsão de chuva com técnicas de Inteligência Artificial
Produto inédito visa auxiliar o planejamento de ações da defesa civil
O Cempa-Cerrado, um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG), que estuda, monitora e trabalha as previsões ambientais do Cerrado, guiado, lança, ainda este mês, um produto inédito para a região Centro-Oeste do Brasil, capaz de realizar previsões de chuvas a curto prazo de precipitação, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA).
O novo produto pode ser fundamental para o planejamento de atividades da defesa civil, assim como dos diferentes setores da economia, que dependem das condições meteorológicas para seguir suas operações.
Com um custo computacional menor que os modelos de previsão de tempo convencionais, a nova plataforma permite obter a probabilidade de ocorrência de chuvas em um horizonte de previsão de seis horas e para diferentes classes de intensidade de precipitação.
Dados
A ferramenta utiliza uma rede neural convolucional, associada a um Modelo de Memória de Curto e Longo Prazo (LSTM). Essas abordagens são especialmente úteis para processar dados que têm uma estrutura espacial, como mapas e imagens, e para lidar com sequências temporais. Daí sua utilização na previsão de chuvas.
Além disso, o novo modelo utiliza dados de entrada de diferentes fontes, incluindo os canais infravermelhos do satélite Goes (do inglês Geostationary Operational Environmental Satellite), e características físicas e geográficas derivadas do produto Modis (do inglês Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer) e do Geostationary Lightning Mapper (GLM).
Dessa forma, são disponibilizados aos usuários diversos mapas de probabilidade que incluem áreas de diferentes estados, mas com destaque para Goiás. Também estão disponíveis tabelas com dados mais detalhados para cada município goiano. A resolução espacial mais fina dos dados de probabilidade é de 5 quilômetros e novas execuções do modelo são realizadas a cada 30 minutos.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp