Aparecida de Goiânia continua oferta da vacina contra a Covid-19 para crianças e grupos prioritários
Público-alvo tem maior risco de complicação caso sejam contaminados e precisam redobrar a atenção
Por Eduardo Marques
Diante do aumento de casos da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informa que continua o cronograma de vacinação contra a doença no município. 35 postos disponibilizam o imunizante para crianças de até 5 anos e grupos prioritários. A população deve ficar atenta para o horário de atendimento das unidades.
Dados da SMS, obtidos a pedido do Diário de Aparecida, revelam que Aparecida de Goiânia possui ao total 502 pacientes registrados com a doença neste ano. Desse número, 285 foram curados e 1 óbito pela Covid-19.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, salienta que as crianças e os grupos prioritários são os que apresentam maior risco de complicações. Caso sejam contaminados, devem ser acompanhados com mais cuidado: “Não podemos descuidar. O vírus continua circulando e devemos nos proteger”.
A vacina contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil e é indicada para todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade. “O esquema vacinal das crianças é composto por três doses, que estão disponíveis durante todo o ano, juntamente com as demais vacinas de rotina”, informa Renata.
Ela explica ainda que novas doses de reforços com a vacina bivalente também são indicadas para os grupos prioritários, independentemente de quantas doses as pessoas já tenham recebido. “A aplicação do reforço é recomendada semestralmente ou anualmente, a depender de qual grupo a pessoa participa”, enfatiza.
Para a população em geral, não há indicação de novas doses. Contudo, quem nunca se vacinou ou que não completou o esquema básico (duas doses) precisa procurar os postos.
Grupos prioritários
São grupos prioritários: idosos (pessoas acima de 60 anos); gestantes e puérperas; e pessoas imunocomprometidas. Esses grupos devem receber reforços semestrais. A cada seis meses, uma nova dose de reforço.
São grupos prioritários ainda: Trabalhadores de saúde; Pessoas com deficiências; Pessoas com Comorbidades; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (a partir de 12 anos); Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas (a partir de 6 meses de idade e mais); População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e do socioeducativo; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; e Pessoas em situação de rua. Esses grupos devem receber uma dose de reforço anualmente. A aplicação pode ser feita a partir de seis meses da última dose recebida.
O que levar
Para ser vacinado contra a Covid-19 basta apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento), Cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários também precisam comprovar a situação.
Postos
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Confira os locais
-
UBS Andrade Reis
-
UBS Colina Azul
-
UBS Riviera
-
UBS Jardim Florença
-
UBS Independência Mansões
-
UBS Tiradentes
-
UBS Pontal Sul 2
-
UBS Papilon Park
-
UBS Mansões Paraíso
-
UBS Bairro Ilda
-
UBS Cruzeiro do Sul
-
UBS Bairro Cardoso
-
UBS Delfiore
-
UBS Madre Germano
-
UBS Jardim dos Ipês
-
UBS Bandeirantes
-
UBS Caraíbas
-
UBS Garavelo Park
-
UBS Buriti Sereno
-
UBS Campos Elíseos
-
UBS Bairro Independência
-
UBS Anhambi
-
UBS Rosa dos Ventos
-
UBS Jardim Paraíso
-
UBS Jardim Olímpico
-
UBS Santa Luzia
-
UBS Jardim Bela Vista
-
UBS Jardim dos Buritis
-
UBS Nova Olinda
-
UBS Retiro do Bosque
-
UBS Chácara São Pedro
-
UBS Expansul
-
UBS Santo André
-
Central de Imunização
-
Maternidade Marlene Teixeira
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp