Aparecida de Goiânia prospecta avanço do comércio internacional
Município reúne condições importantes para o setor da exportação
As potencialidades econômicas de Aparecida de Goiânia para o comércio exterior têm atraído diplomatas da África, da Europa e de países do Oriente. Por isso, o município tem estabelecido conversas com as câmaras de comércio exterior e embaixadas no Brasil, a fim de abrir relações internacionais para o comércio.
O município hoje se destaca nas áreas de logística, alimentos, fármaco, têxtil, química, nutrição animal e construção civil. A cidade oferta produtos e serviços para várias regiões do Brasil e do mundo. Produtos fabricados na cidade, como medicamentos, vacinas e derivados, equipamentos ortopédicos, alimentos e peças do vestuário são os mais vendidos para o exterior, segundo a Secretaria Municipal de Comércio e Indústria de Aparecida (SIC).
Muitas empresas sinalizaram interesse em se instalar na cidade. São mais de 500 cartas de intenções protocoladas na Secretaria de Indústria e Comércio de segmentos como suplemento animal, blister para medicamentos, logística, sementes, indústria da construção civil, de inovação e tecnologias, cosméticos, embalagens plásticas, alimentos e confecção.
“Estamos fazendo intercâmbio com embaixadas”
Titular da SIC, Felismar Martins destacou que a cidade está prospectando crescimento do comércio internacional. “Aparecida não é mais aquela cidade que só recebe demandas, mas sim aquela que está buscando novos horizontes. Temos uma diversidade de produtos, estamos fazendo o intercâmbio com embaixadas, com as câmaras de comércio exterior para exportar a produção da cidade e buscando novo crescimento”, afirmou ao Diário de Aparecida.
Segundo ele, o município reúne condições importantes para o setor da exportação. “Aparecida apresenta a oportunidade de agregação de valor, o que é extremamente importante para o País. A cidade tem vários aspectos de vantagens comparativas, não só a questão logística, mas uma diversidade de empresas e produtos com potencial enorme de crescer no setor de exportação.”
Felismar destacou que a cidade está com uma frente ampla de crescimento. “Nós estamos crescendo no todo e isso a cada dia está consagrando Aparecida de Goiânia como um grande polo para investimento. Além de tantas outras coisas, estamos numa localização geográfica privilegiada, no centro do País e do Estado de Goiás”, sublinhou.
Crescimento da economia depende de políticas pública, defende Acirlag
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag),Maione Padeiro, o crescimento da economia depende de investimentos e políticas públicas. Por isso, nos anos 90, um dos pilares do desenvolvimento de Aparecida foi o investimento em distritos industriais. “A proposta de industrialização fez com que a cidade atraísse importantes negócios e se tornasse uma potência econômica”, diz.
Maione lembra que Aparecida de Goiânia é a 7ª maior economia na região Centro-Oeste e a terceira mais rica do Estado de Goiás, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Investidores, por exemplo, são unânimes em afirmar que Aparecida tem se destacado na consolidação de grandes negócios. A cidade também está prospectando voos mais altos com relações internacionais ainda mais pujantes. Neste ano, a Acirlag continuará a promover uma relação amistosa com comerciantes, empresários e industriais. Vamos auxiliar o setor produtivo para melhorar ainda mais o desempenho da economia de Aparecida e prospectar a pujança das relações internacionais”, frisa.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp