AparecidaNotíciasSaúde
Tendência

Saúde vira prioridade no Centro-Oeste em meio a quadro emergencial de dengue

Só em Goiás números de casos da doença se aproxima dos 20 mil

A principal prioridade do governo precisa ser na saúde para os moradores do Centro-Oeste, em meio à alta nos casos de dengue e decretos de estado de emergência devido à doença na região. O índice de moradores que querem foco na área foi de 28% em dezembro para 32% em fevereiro, segundo o RADAR FEBRABAN.

A comparação com fevereiro do ano passado também indica a necessidade de priorizar a saúde. Eram 26% os habitantes que responderam que este deveria ser o foco do governo há 12 meses, 6 pontos percentuais a menos do que na última edição da pesquisa.

A preocupação com saúde é maior na região até mesmo do que com emprego, que está 29%. Na média nacional, saúde e emprego empataram na primeira colocação entre as áreas que precisam de mais atenção do governo, com 29% para cada.

Custos de saúde

Por outro lado, houve redução na preocupação com os preços dos serviços de saúde e medicamentos no Centro-Oeste, de 31% em dezembro do ano passado para 23% nesta pesquisa. O indicador da última pesquisa é levemente superior aos 21% de fevereiro de 2023.

Parte da explicação está na disparada da preocupação com os preços de alimentos, de 66% em dezembro para 73% em fevereiro, e combustíveis, de 26% para 34% no mesmo comparativo.

No País, a média nacional na atual edição da pesquisa é de 72% de preocupação o preço de alimentos, 30% para serviços de saúde e medicamentos e 30% para combustíveis.

A pesquisa

Realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia, gestão do governo e prioridades para o país e mensura como a população percebe o endividamento, o uso do Pix, o Programa Desenrola, o Celular Seguro e os Golpes e Tentativas de Golpes bancários.

Casos de Dengue em Goiás

Goiás se aproxima dos 20 mil casos confirmados de dengue só em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Já são 19.533 confirmações e 48.836 notificações no Estado. No mesmo período em 2023, segundo boletim divulgado pela pasta, foram confirmados 13.719 casos da doença, enquanto as notificações chegaram a 23.913. Só em 2024, a dengue causou seis mortes no Estado.

O Ministério da Saúde reconheceu um aumento histórico na contaminação e na letalidade da dengue no Brasil em mais de uma década. O país ultrapassou a marca de 650 mil casos registrados com 113 mortes confirmadas. Outros 400 casos estão em investigação.

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo