De acordo com o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, o Partido Liberal (PL) teria financiado a ida dos “Kids Pretos”, militares da elite do Exército Brasileiro, a Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Caso seja confirmada a denúncia, o PL pode ter o registro cassado pela Justiça Eleitoral. As informações são do portal Onze de Maio e O Globo.
Mauro Cid afirmou ainda que a negociação teria sido feita a pedido de Walter Braga Netto, que era vice na chapa presidencial de Jair Messias Bolsonaro.
Segundo veiculado pelo Jornal O Globo, na oitiva à Polícia Federal (PF), Cid teria dado detalhes sobre a ajuda de R$ 100 mil solicitada pelo major das Forças Especiais do Exército, Rafael Martins de Oliveira para bancar a ida de militares de elite a Brasília. Em mensagens encontradas pela PF no celular de Mauro Cid, o major pede dinheiro para levar pessoas a Brasília a fim de apoiar as manifestações.
Cid responde que irá providenciar o dinheiro e questiona se R$100 mil seriam suficientes. A resposta chega com o título “Copa 2022”, com código para “necessidades especiais”. Em depoimento, Mauro Cid diz que procurou Braga Netto a fim de levantar a quantia. O general é secretário nacional de Relações Institucionais do PL, e teria instruído Mauro Cid a procurar a legenda para pedir o dinheiro.
As investigações apontam que os chamados “Kids Pretos” teriam orientado bolsonaristas durante a ação criminosa do 8 de janeiro, incluindo a depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
“Ao final, se comprovados os ilícitos e atos criminosos eventualmente praticados pelo Partido Liberal, consubstanciando-se em financiamento de atividades ilegais e criminosas com o objetivo de promover a invalidação da eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a prática criminosa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, seja proposta, perante o Tribunal Superior Eleitoral, a competente Ação de Cassação de Registro Eleitoral do Partido Liberal, nos exatos termos da Lei n° 9096/95.”, solicita o senador na representação à PGR.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp