De acordo com a publicação do Diário Oficial da União (DOU), feita em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um documento que antecipa o pagamento do 13° salário para aposentados e pensionistas inscritos no INSS, para o fim deste mês.
O decreto deve injetar cerca de R$ 66 bilhões na economia do país. Segundo as informações do portal O Globo, está previsto que uma média de 33 milhões de beneficiários recebam o repasse.
Além de aposentados e pensionistas, segurados e dependentes que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, terão direito ao pagamento antecipado.
O pagamento foi dividido em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 50% do benefício devido no mês de abril, sendo pagos com os benefícios dessa competência. Já a segunda, corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, sendo paga no mês de maio.
Caso o benefício seja cessado antes de 31 de dezembro de 2024 será pago o valor proporcional do abono anual.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp