Um estudo da Universidade Federal de Goiás mostrou que mensagens que estimulem bons sentimentos podem auxiliar no controle da pressão arterial. A pesquisa foi realizada por meio de voluntariado, com 100 pacientes da unidade de tratamento de hipertensão da universidade.
Os pacientes foram divididos em dois grupos: o que recebeu os estímulos e o que não recebeu. No final, os resultados comparados apontavam que o grupo que recebeu as mensagens obteve queda na pressão arterial e melhora na saúde vascular, equivalente ao efeito de um medicamento regulador da pressão. Já o grupo que não recebeu as mensagens, continuou a mesma.
“Estimulamos por meio de mensagens por WhatsApp os temas da gratidão, perdão, otimismo e propósito de vida. Fizemos avaliações de diversos parâmetros de saúde vascular”, explicou a cardiologista Maria Emília Figueiredo Teixeira, principal pesquisadora do estudo.
Ao longo do estudo, todos os voluntários continuaram com os hábitos que tinham e a medicação que tomava antes da pesquisa, de modo que esses não foram fatores que alteraram ou interferiram nos resultados obtidos, explicou Maria Emília.
“Fizemos a medida da pressão do grupo controle e do grupo intervenção. No grupo intervenção houve uma queda de pressão de 13 para 12 por 8. Parece pouco, mas é o que muitos medicamentos conseguem fazer isoladamente e é mais do que a prática de exercícios ou a redução do sal da dieta consegue fazer”, detalhou a cardiologista.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp