Esporte

Ultramaratonistas quebram recorde ao percorrer o Caminho de Cora em 4 dias

Jean Fernandes, que é morador de Aparecida de Goiânia, é o mesmo atleta que percorreu os 100 km no centenário da cidade, em 2022

Os dois corredores comemoram com “Cora Coralina”, chegada ao ponto final do desafio. Foto. Arquivo Pessoal.

Utilizada pelos bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial, a trilha que une as cidades de Corumbá de Goiás e a Cidade de Goiás, passando por outros seis municípios, e que recebeu anos depois o nome de Caminho de Cora Coralina (CCC), em homenagem à escritora Cora Coralina, nascida na Cidade de Goiás, onde viveu boa parte de sua vida, foi reestruturada, incluída no roteiro turístico do Estado, e totalmente inaugurada em 2018.

O caminho, que tem cerca 300 km, e recebe visitantes de todo o mundo, tem em vários locais do trecho poesias gravadas da poetisa goiana.

O trajeto que pode ser feito a pé, de bicicleta, ou mesmo de carro com algumas adaptações, recebeu entre os dias 4 e 7 de abril, os ultramaratonistas Jean Fernandes e Suédina Gouveia, que fizeram o caminho mesclando corrida com caminhada, e ao final, segundo Assis , presidente e organizador do percurso, os atletas se tornaram os recordistas com o menor tempo já feito no CCC.

“O que me motivou foi o desafio da aventura,  gosto disso,  de natureza,  paisagens, enfim, coisas novas. A ideia de fazer o percurso surgiu entre um grupo de oito amigos, que ao final só sobraram três:  eu, a Suédina e o Jean Marcos,  que a princípio ia correr, mais teve que fazer uma cirurgia de emergência de apêndice, o que acabou impossibilitando a fazer a trilha correndo, e assim ele decidiu fazer nosso apoio durante todo o percurso”, disse Jean Fernandes, que de fato foi o único a fazer toda a caminho, pois a sua companheira de trilha, acabou passando mal no sábado (6), e acabou tendo que passar por cuidados médicos.

“A Suédina chegou a passar mal no sábado (6) com intoxicação alimentar, ficou a parte da manhã no hospital, e eu continuei o trajeto por mais uns 49km,  quando parei para o almoço,  ela retornou”, enfatizou.

Fernandes relata que o trajeto foi feito em quatro dias, e que até o momento na mesma modalidade, ou seja, a pé, corrida ou caminhada, o recorde era em seis dias, e que de bicicleta normalmente as pessoas conseguiam terminar dentro do período feito por ele.

Jean Fernandes, de 40 anos, e Suédina, de 54 anos, são residentes respectivamente em Aparecida e Goiânia.

O ultramaratonista se tornou conhecido em Aparecida de Goiânia, quando no centenário da cidade, comemorado em 2022, percorreu uma distância de 100km dentro dos limites do município.

“Muitas dificuldades, mas desistir jamais”, Jean Fernandes. Foto. Arquivo Pessoal

“Lama, barro, perrengues o tempo todo, mas faria tudo novamente”

O ultramaratonista Jean Fernandes, reforça que as dificuldades encontradas foram maiores do que as esperadas, mas que é uma sensação única, e cita o acolhimento das pessoas que encontraram pelo caminho, como combustível para ir até o final.

“O percurso em si é sinalizado, mas o GPS é necessário. Nos postos de paradas em povoados os moradores são muito acolhedores. É um percurso muito difícil com subidas, serras íngremes, entretanto somos contemplados por uma vista deslumbrante”, relata.

Eles também fazem questão de agradecer a quem os ajudaram para que o sonho fosse realizado. Jean Marcos e João (apoio), Thiago Cruvinel ( logística) e atleta de apoio, que participou de 50 km do percurso Jhennifer Ferreira.

Para finalizar, o ultramaratonista expõe que passou por muitos perrengues durante o desafio, mas afirmou que faria tudo de novo.

“Enfrentamos muita lama. Nosso carro de apoio atolou, precisamos acionar um trator. Foi um sufoco do começo ao fim,  mas deu tudo certo, afinal nos tornamos os primeiros recordistas em tempo do CCC”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo