AparecidaNotícias
Tendência

Azeite registra alta de 44,23% desde 2020

Produto ganha lacres antifurto nos supermercados

Segundo dados divulgados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, apontam que o azeite ficou 44,23% mais caro desde 2020. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que, só no ano passado, o preço do produto teve um aumento de 24,7%. Uma previsão aponta que os valores não devem voltar aos patamares anteriores tão cedo.

A alta significativa colocou o produto na mira dos ladrões. Além da alta incidência de furtos, o azeite virou alvo de operações para identificar a originalidade do produto. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi responsável por interceptar uma carga de 20,4 mil litros de azeite falsificado, vindos da Argentina.

Em nota endereçada ao portal Mais Goiás, o supermercado Extra afirmou seguir padrões de proteção para produtos de alto valor agregado e que, isso os torna sujeitos a procedimentos adicionais de segurança e proteção.

Já o Assaí informou que “conta com medidas de segurança para garantir uma experiência de compra protegida, adotando práticas amplamente reconhecidas no setor de varejo e atacado, e que podem incluir a instalação de mecanismos antifurto em diferentes categorias de produtos”.

Em janeiro, um usuário da rede social X compartilhou fotos de um supermercado brasileiro onde o produto recebeu um lacre, como aqueles vistos em bebidas de primeira linha, cosméticos e eletrônicos. “Azeite vale ouro no Brasil. Acabei de chegar no mercado e as garrafas têm até lacre de segurança…”, escreveu na publicação.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo