Aparecida
Tendência

Saiba onde fazer o descarte correto de lixo eletrônico em Aparecida de Goiânia

Os dispositivos eletrônicos, contém materiais como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e outros, que podem contaminar o solo e afetar a saúde das pessoas.

Diariamente, vários resíduos eletrônicos são descartados de forma irregular pelas ruas de Aparecida de Goiânia. Conforme informou a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma), na cidade, existem dois ecopontos para o descarte de lixo eletrônico.

Os produtos que têm uma vida útil menor são geralmente jogados no lixo diretamente, os dispositivos eletrônicos que não têm mais utilidades necessitam ser separados e descartados da forma correta. Ao se desfazer dos eletroeletrônicos, eles passam a se chamar de Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (REEE), essa separação engloba todo um conjunto de objetos como ventiladores, geladeiras, computadores, celulares, microondas e demais equipamentos elétricos.

O descarte inadequado dessas substâncias pode acarretar sérios impactos ao meio ambiente e à saúde humana. No Brasil, é uma prática comum a troca de produtos eletrônicos. Na maioria das vezes, os itens velhos ou que não têm mais funcionalidade são descartados, e a forma incorreta pode afetar o meio ambiente. A Green Elétron, empresa com foco na logística reversa de aparelhos eletrônicos, divulgou no último ano que aproximadamente 85% das pessoas guardam algum tipo de lixo eletrônico em casa. Um dos principais motivos é que 29% dos entrevistados pelos pesquisadores nunca ouviram falar em pontos ou locais corretos para descarte de lixo eletrônico.

No cenário global, o Brasil ocupa a quinta posição quanto à produção de resíduos. Apesar disso, há parcelas significativas da população que necessitam de conhecimento acerca desse tipo de material e de como proceder com o seu descarte a fim de prevenir o impacto negativo no meio ambiente e na saúde das pessoas. Conforme o estudo Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021, pela Green Eletron, uma organização sem fins lucrativos que gerencia a logística reversa de eletrônicos e pilhas, as informações foram fornecidas pela pesquisa realizada pela Radar Pesquisas.

CONFIRA OS LOCAIS PARA O DESCARTE DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS EM APARECIDA.

Quanto aos locais apropriados para o descarte correto, especialistas recomendam tanto os ecopontos, especialmente para objetos de grandes portes, quanto os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados em áreas facilmente acessíveis. Esses pontos são posicionados em locais estratégicos e adequados para receber os resíduos sólidos.
Localizada na Avenida Independência, no Residencial Village Garavelo, ou no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Praça CEU das Artes, no Setor Cidade Vera Cruz. Posteriormente, o material coletado é encaminhado para o setor de triagem das cooperativas de reciclagem do município. Para mais informações, basta acionar 3545-9969.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo