Notícias

Deputados “repatriados” ampliam a maioria de Caiado no Legislativo

Nas últimas semanas, nove deputados estaduais se agregaram à base de sustentação do governador Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa, hoje perfazendo 30 votos favoráveis e apenas 11 contrários.

Em circunstâncias políticas diferentes, os deputados Francisco Oliveira (PSDB), Henrique Arantes (MDB), Karlos Cabral (PDT), Lucas Calil (PSD); Paulo Trabalho (PSL), Talles Barreto (PSDB), Tião Caroço (PSDB, agora DEM), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Zé Carapô (DC) estão incorporados à bancada caiadista na Assembleia. Alguns desses parlamentares já integraram a base governista e agora estão sendo “repatriados”, como Paulo Trabalho, Karlos Cabral, Virmondes Cruvinel e Zé Carapô.

Francisco Oliveira surpreendeu o meio político ao se reconciliar com Ronaldo Caiado, seu antigo companheiro do PFL. Oliveira teve uma longa trajetória política no PSDB do ex-governador Marconi Perillo. Agora, convencido por prefeitos, aderiu ao bloco caiadista na Alego.

Paulo Trabalho é outro deputado que seguiu o caminho de volta e está reintegrado ao grupo governista. Ele é um dos parlamentares representantes da região Nordeste do Estado e necessita de aliança com o governo para levar obras aos seus municípios.

Virmondes Cruvinel e Karlos Cabral retornaram à base, depois de divergirem do governo por causa da pauta do funcionalismo público. Com a proximidade das eleições de 2022, decidiram atuar em defesa da administração estadual.

Tião Caroço, político experiente – foi prefeito por duas vezes de Formosa, deputado estadual no segundo mandato e conselheiro aposentado do TCM – eleito pelo PSDB, buscou abrigo no DEM e se aproximou do governador Ronaldo Caiado. Talles Barreto deve trocar o PSDB pelo DEM, também convencido pelos prefeitos de que a reeleição será facilitada se estiver alinhado ao governo estadual.

Lucas Calil (PSD) também iniciou aproximação com o Palácio das Esmeraldas, em busca de apoio de prefeitos governistas para a sua reeleição ano que vem. Henrique Arantes integra o grupo político de Daniel Vilela, no MDB e já está integrado à base aliada na Alego. Zé Carapô integrou a base governista, se afastou e agora está de volta ao bloco, também interessado em ampliar o leque de apoio de prefeitos, de olho na reeleição.

Veja quem está migrando ou voltando para a bancada situacionista

Esses são os 9 deputados que elevaram a base do governador Ronaldo Caiado para 30 parlamentares, garantindo ampla e confortável margem de segurança para a aprovação das matérias de interesse do Palácio das Esmeraldas

Francisco Oliveira (PSDB)
Henrique Arantes (MDB)
Karlos Cabral (PDT)
Lucas Calil (PSD)
Paulo Trabalho (PSL)
Talles Barreto (PSDB)
Tião Caroço (PSDB, agora DEM)
Virmondes Cruvinel (Cidadania)
Zé Carapô (DC)

Republicano, governador libera emendas para todos deputados

O governador Ronaldo Caiado (DEM) tem liberado o pagamento das emendas impositivas aos 41 deputados estaduais, sem discriminação entre governistas e oposicionistas, cumprindo preceito constitucional. As emendas permitem aos municípios o uso de recursos repassados pelo Estado, principalmente em ações de combate à Covid-19.

São R$ 351,7 milhões ao Fundo Estadual de Saúde (FES), destinados a aparelhar hospitais nos municípios de Itumbiara, Luziânia, Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Goiânia e Porangatu. A verba também pode ser usada para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e proteção individual, além de servir para a aquisição de testes rápidos para o enfrentamento da crise sanitária provocada pela Covid-19.

Cada deputado decide quanto à destinação das emendas. “Depende de cada parlamentar”, explicou o líder do governo Bruno Peixoto (DEM). “Tem cidades onde o avanço da Covid-19 está mais acelerado, então o parlamentar vai poder mudar a cidade e o objeto da sua emenda. A Assembleia aprovou a transferência de R$ 351 milhões para aparelhamento dos hospitais regionais e aproveitamos e colocamos a emenda assinada pelo deputado Amilton filho, para que possamos mudar a cidade e o objeto, cada parlamentar vai analisar dentro da sua base, dentro dos municípios que ele representa, as mudanças necessárias para melhor aplicação do recurso e para combater o avanço da Covid-19. É um exemplo do nosso trabalho”, completou o líder do Governo.

O fato de o governo Caiado encaminhar à Alego projetos de inclusão social, neste início de julho, também motivou parlamentares até então “independentes” a buscar abrigo na base aliada. “Após dois anos e meio, Caiado mostra que faz um governo com foco na saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, mas que prioriza também a valorização da cidadania, com projetos de alcance social”, lembra ainda Bruno Peixoto.

O deputado Henrique Arantes (MDB) ressalta que o governador Ronaldo Caiado orientou os secretários a ampliar o diálogo com o Legislativo, tratando das pautas que interessam aos municípios goianos. “Estamos acompanhando com interesse essa posição dos secretários de receberem os deputados e os prefeitos para definir as obras que interessam aos municípios.”

O deputado Francisco Oliveira (PSDB) também elogia o comportamento do governador Ronaldo Caiado de orientar o secretariado a se aproximar da Assembleia Legislativa. “A gestão se faz de forma compartilhada e o Legislativo tem contribuição a dar ao governo. Vejo com satisfação o diálogo e a transparência da administração de Caiado.” (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo