A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai inaugurar na próxima quinta-feira (02) de maio a entrega oficial da nova maternidade municipal. A unidade será no antigo Hospital Garavelo, no Setor Garavelo Residencial Park. O prefeito Vilmar Mariano convidou o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela para prestigiar a inauguração. O nome presta homenagem à Maria da Cruz, uma das moradoras mais antigas do bairro. Ela morreu vítima da Covid-19.
A Maternidade Maria da Cruz recebeu investimento de R$ 36 milhões da prefeitura. A maternidade contará com 30 leitos em pleno funcionamento, previsão de 60 até o fim do ano e capacidade para 101, o local tem as primeiras UTI’s neonatais públicas da cidade com atendimento 24h, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes da cidade via Sistema Único de Saúde (SUS).
O município possui apenas uma unidade pública dedicada diretamente ao atendimento de parturientes. A Maternidade Marlene Teixeira, localizada na Vila Brasília, conta com 23 leitos e a necessidade do município é de mais de 100. Desde o início de 2023, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia estuda a compra da unidade de saúde privada para abrigar uma maternidade pública.
Com uma população superior a 500 mil habitantes, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aparecida de Goiânia possui pelo SUS 72 leitos obstétricos e 51 pediátricos, de acordo com dados do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde.
Município oferta serviços de pré-natal gratuitos para gestantes
Com foco na proteção e no bem-estar das grávidas e dos bebês, SMS oferta acompanhamento e serviços gratuitos para as gestantes da cidade. Todas as mulheres com suspeita ou confirmação de gravidez podem buscar informações e atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, sem necessidade de agendamento.