Na próxima sexta-feira (10), o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, com administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, vai receber a unidade móvel do Hemocentro de Goiás (Hemogo). O ônibus estará estacionado em frente ao hospital das 8h às 16h e o foco da ação é o aumento no estoque de sangue do estado de Goiás.
A parceria entre o Hetrin e o Hemocentro existe há bastante tempo e todas as iniciativas realizadas na unidade têm mostrado resultados positivos. “Esperamos alcançar o mesmo sucesso que tivemos com outras ações em colaboração com o hemocentro. Sempre tivemos uma excelente adesão da comunidade”, comenta a diretora da unidade, Vânia Fernandes, reforçando a expectativa positiva para esta ação.
Os membros do Comitê Transfusional do Hetrin e a Gestão de Pessoas do IMED se preocupam com o bem-estar dos doadores e, por isso, fecharam parceria com a equipe de fisioterapia da FisioEda, que irá oferecer o serviço de cadeira de massagem, massagem relaxante, massagem nos pés e massagem com foco em dores relacionadas ao estresse, cansaço físico, tendinite, LER, entre outras.
Como doar sangue?
O processo de doação de sangue é bastante simples. O voluntário precisa apenas cumprir alguns pré-requisitos, como: pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade mediante autorização dos pais) e estar em boas condições de saúde. Os candidatos devem passar por uma triagem de avaliação para verificar se atendem aos critérios estabelecidos.
O tempo da coleta varia entre 8 e 12 minutos. O processo completo, incluindo a triagem, leva pouco mais de 30 minutos. É importante lembrar que a retirada não afeta em nada nosso organismo, pois ele se recupera e alcança os níveis normais de sangue em até 72 horas.
Recomendações.
A recomendação do Hemocentro-GO para as pessoas que têm interesse em doar sangue é estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não esquecer de levar um documento com foto para ser apresentado no momento.
A doação de sangue é um ato de extrema importância. Uma única bolsa, em média com 450 ml de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Com o lema “Seu tipo de sangue é o tipo certo de alguém!”, o Comitê Transfusional do Hetrin convida todos a fazer a diferença e oferecer esperança a quem mais precisa.