O deputado federal por Goiás Ismael Alexandrino (PSD) participa de missão humanitária para socorro das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O parlamentar viaja, na tarde desta quarta-feira (8), para atuar como médico intensivista no estado.
Segundo a Marinha do Brasil, Alexandrino chega ao estado gaúcho a bordo do navio NAM Atlântico, responsável por abrigar o maior complexo médico entre todos os navios da força. O deputado foi escalado para a missão humanitária de emergência por fazer parte do corpo de reserva da Marinha.
O ex-secretário de Saúde de Goiás, é relator do projeto que estabelece diretrizes para a prevenção, detecção, monitoramento, resposta e recuperação; para o controle, eliminação e redução do risco de emergências de saúde pública.
O parlamentar antecipa que alterações serão feitas no relatório com base na catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul. “Vamos incluir no texto que se torne obrigatório a instalação de uma usina de oxigênio em unidades hospitalares acima de 60 leitos e de gerador de energia em hospitais, independentemente de tamanho”, acrescenta o relator da proposta.
Ismael deve incluir ainda no relatório a atualização dos cadastros de equipes multiprofissionais dos ministérios da Saúde e Segurança Pública, por exemplo, para casos emergenciais, assim como maior autonomia nas aquisições de insumos e equipamentos.
“O texto já estava em fase final de elaboração após realizarmos duas audiências públicas. Decidimos incluir mais esses pontos após observarmos os acontecimentos no Rio Grande do Sul”, destaca o deputado federal.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp