Com foco na gestão pública, o MegaConf24 reuniu nesta quinta-feira (9), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, mais de 700 profissionais, entre prefeitos, secretários, chefes de departamentos e servidores públicos de prefeituras, câmaras e fundos de previdência de todo o estado de Goiás. Com o tema “Inovação na Gestão Pública”, o evento contemplou 20 palestras sobre arrecadação, contabilidade, recursos humanos, compras e licitações e educação e ainda uma roda de conversa com prefeitos de municípios de Goiás, todas distribuídas em cinco auditórios.
E, ainda, um palco principal com os palestrantes Thiago Mendes, especialista em comunicação de alta performance, e Rafael Medeiros Filho, especialista em gestão do tempo e produtividade. Ambas as palestras objetivam capacitar o público-alvo com conhecimentos e habilidades práticas que podem ser aplicadas em suas vidas pessoais e profissionais para melhorar o desempenho.
O Megaconf24 teve o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), Associação Goiana de Municípios (AGM), a Federação Goiana de Município (FGM) e o Conselho Regional de Contabilidade (CGC) e a presença de profissionais especialistas em suas áreas de atuação. Amarílio Corbiniano é líder do Sistema MegaEduca, um dos produtos da Megasoft desenvolvido para atender a gestão da educação municipal. Especialista em transporte público e participação popular, ele falou sobre a história e o impacto de 200 anos na educação brasileira dentro da temática sobre educação.
Dentre os palestrantes estão Frederico Medeiros, advogado tributarista e conselheiro no Conselho Tributário Fiscal do município de Goiânia e Lucas Morais, auditor de tributos e atual secretário executivo de finanças do município de Goiânia; ambos com palestras sobre arrecadação. Para debater as temáticas que envolvem compras e licitações, Arthur Henrique Braga, especialista em direito público e secretário de Administração na Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o secretário de licitações e contratos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), auditor de controle externo, Vinícius Carvalho.
Megasoft
O Megaconf 2024 tratará da avidez e avanços tecnológicos, ações que fizeram da Megasoft, além de pioneira no mercado em softwares de gestão pública, líder em excelência no mercado em Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Com mais de três décadas de história, a empresa lidera as inovações na gestão pública com recursos que garantem transformação digital, elevando os capitais humano, econômico e político de prefeituras.
Segundo a advogada e gestora Emília Andrade, diretora e sócia da Megasoft, as expectativas para o evento em 2024 são grandes, uma vez que, nesta edição, o evento vai ocorrer em um local com mais espaço, o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Emília afirma que a escolha foi estratégica para acomodar um número maior de participantes.
“Será um dia muito produtivo, com mais de 20 palestras ocorrendo simultaneamente das 8h às 17h. Além das palestras, haverá oficinas e mais de 25 estandes de empresas relacionadas ao serviço público. Uma oportunidade de aprendizado e networking e ainda uma roda de conversa com alguns prefeitos apresentando ações inovadoras em seus municípios”, avalia Emília.
Para Erivelton Melo, diretor jurídico e comercial da Megasoft, uma das principais áreas de renovação na administração pública é a aplicação de tecnologias digitais para aprimorar a eficácia e a transparência dos processos governamentais.
“Os serviços aos cidadãos podem ser totalmente realizados online, incluindo emissão de documentos oficiais, acesso à informação, resolução de pendências e participação ativa da comunidade”, destaca.
Erivelton Melo também destaca que, além disso, a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina podem ser empregadas para analisar grandes conjuntos de dados e auxiliar os governos municipais a tomarem decisões fundamentadas.
Frederico Medeiros, advogado tributarista e conselheiro no Conselho Tributário Fiscal do município de Goiânia e participou de outras edições do Megaconf. No evento falou sobre o tema “Tributação Municipal 4.0 – Presente e Futuro”. Frederico avaliou que o Megaconf é um seminário de grande magnitude, repleto de conteúdo relevante para a administração pública municipal. O conselheiro avaliou que vai levou aos presentes um conteúdo de importância para o sistema tributário municipal, abordando tanto a instituição quanto à arrecadação e destinação dos tributos municipais, quanto a perspectiva para o novo sistema tributário que está por vir com a reforma tributária.
“A tributação 4.0, presente e futuro refere-se às novas tecnologias, como streaming, e-commerce e softwares e o sistema tributário atual não consegue tributar essas plataformas digitais de maneira eficaz. Muitos municípios não têm legislação específica para acompanhar essa revolução tecnológica. Eles não possuem leis para tributar essas plataformas digitais e softwares de computador, então a tributação é feita de forma improvisada atualmente”, afirma Frederico.
O palestrante afirmou ainda que muitos municípios não têm estrutura para arrecadar ou cobrar dessas plataformas, como Uber, Microsoft e iFood, devido à falta de legislação adequada. Isso resulta em perda de arrecadação significativa. “A reforma tributária está chegando para garantir que todos os municípios, independentemente de seu tamanho em termos de população, estrutura ou receitas, possam arrecadar dessas plataformas digitais. O novo sistema tributário proporcionará uma legislação específica para acompanhar essa revolução tecnológica”, defende Frederico.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp