O bilionário norte-americano Elon Musk, dono da Starlink, anunciou na manhã desta quinta-feira (9) a doação de mil terminais da empresa de internet via satélite para equipes de emergência e o uso gratuito deles no estado do Rio Grande do Sul, até que o local se recupere das enchentes.
“Espero o melhor para o povo do Brasil”, escreveu Musk em um post na rede social X. Na ocasião, o bilionário compartilhou um vídeo feito pela modelo Gisele Bündchen, que fez um apelo internacional por ajuda ao seu estado natal.
Desenvolvida pela SpaceX, também de Elon Musk, a Starlink oferece internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas, via satélite, cada um equipado com quatro antenas de alto desempenho.
Para utilização do sistema é necessário adotar um kit completo de instalação, capaz de se conectar à constelação de satélites. O valor estimado do equipamento é de R$ 2 mil, com uma mensalidade de R$ 184.
Outras fontes de apoio
Além de Musk, o CEO da Apple, Tim Cook disse que fará doações para os esforços de resgate, bem como o CEO da Dell, Michael Dell, que garantiu ajuda técnica e financeira.
As empresas de telefonia com operações no Brasil, Claro, TIM e Vivo liberaram uso gratuito de rede, mesmo para usuários de planos pré-pagos sem créditos. A Vivo disponibilizou, ainda, o pacote de internet grátis por mais três dias e 60 celulares via satélite.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp