Um helicóptero da Polícia Militar (PM) colidiu com uma placa de trânsito durante o pouso em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia.
O incidente ocorreu no sábado, dia em que a cidade comemorou 102 anos, e foi registrado por um vídeo feito por um espectador não identificado.
Apesar do impacto, a aeronave conseguiu pousar sem maiores problemas.
A PM informou em comunicado que o acidente resultou apenas em danos materiais, sendo que uma das pás do rotor principal foi responsável pela colisão com a placa.
Procedimentos administrativos foram iniciados, e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está conduzindo uma investigação para determinar as circunstâncias do incidente.
O Cenipa, por sua vez, destacou que uma equipe de investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foi mobilizada para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Essa fase inicial inclui a coleta de dados, preservação de evidências e avaliação preliminar dos danos à aeronave.
Conforme previsto na legislação, o Cenipa emitirá um Relatório Final com os resultados da investigação, buscando identificar os possíveis fatores contribuintes para o incidente. O objetivo principal é prevenir futuros acidentes semelhantes, garantindo a segurança das operações aéreas.
Nota na íntegra do Cenipa
Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, neste domingo (12/05), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-EHO, no município de Aparecida de Goiânia (GO).
Na ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em breve, a ocorrência de matrícula PP-EHO, no município de Aparecida de Goiânia (GO), estará disponível para consulta no Painel SIPAER.
Por oportuno, cabe destacar que, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), é mediante a emissão e a publicação do Relatório Final que o CENIPA se pronuncia sobre os resultados de suas investigações.
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp