A cultura do vinil segue viva pela experiência sonora. E como prova disso, o Martim Cererê recebe, neste sábado (18), mais uma edição da Vinillândia – Feira Nacional de Discos de Vinil, a partir das 14 horas. O evento irá reunir diversos lojistas, sebos e colecionadores para venda, compra e troca de discos durante toda a tarde e início da noite.
Alguns expositores já confirmaram presença na feira, como a Monstro Discos, Fadiga Discos, Johnny Records, Bacurau Discos, Lado A, Prisma Records, Discos e Afins e Oliveira’s Livraria. Todos prometem preços especiais e muitas novidades em discos novos e usados, nacionais e importados.
A expectativa dos expositores é de grandes vendas, principalmente de discos usados, e também lançamentos de artistas das novas gerações como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Harry Styles e Billie Elish que adotaram o formato.
Além da venda de vinis, a Vinillândia contará também com barraquinhas de artigos pop e místicos, serviço de bar, food trucks e uma programação musical com DJs tocando apenas com discos de vinil. Os nomes que irão comandar as pick ups são os DJs Giras, Mark James, Sabará e o coletivo Odara.
Cultura do Vinil
O vinil nasceu em junho de 1948, pelas mãos de Peter Goldmark, engenheiro da Columbia Records, hoje Sony Pictures, grande empresa fonográfica da época. O disco de longa duração, também conhecido como long play (LP) ainda tem energia para competir com jovens mídias, como o CD, o mp3 e o Spotify. Em 2023, o faturamento com vendas de discos de vinil superou a marca de R$ 11 milhões, enquanto a de CDs foi de R$ 5 milhões.
Vinillândia
A Vinillândia surgiu em março de 2022 e já se tornou um dos principais eventos de vinil da cidade. A feira acontece sempre duas vezes por ano e costuma atrair amentes dos bolachões não só de Goiânia, mas também do interior do estado.
SERVIÇO
Vinillândia – Feira Nacional de Discos de Vinil
Data: Sábado, dia 18/5, a partir das 14 horas
Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor sul).
Entrada gratuita