O Governo de Goiás lançou, nesta quarta-feira (15), o programa e-Goiás que, neste primeiro eixo, visa apoiar, fomentar e acelerar a transformação digital nos municípios goianos. O programa tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para resolver os problemas mais latentes dos municípios e das pessoas que vivem em Goiás e, assim, construir a sociedade mais digital do Brasil.
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), e espera ajudar os municípios a resolver problemas estruturantes para alavancar seus desenvolvimentos econômicos e promover a redução da pobreza em Goiás. “Vamos usar a tecnologia como meio de mobilidade social. A ideia é implementar políticas públicas que utilizem tecnologias digitais exponenciais para promover uma transformação social na vida dos goianos”, diz o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
Durante o evento de lançamento serão apresentados os três eixos do programa e-Goiás – Transformação Digital dos Municípios, que são: a Rede Estadual de Transformação Digital, um ambiente de compartilhamento de conhecimento e experiências de transformação digital entre os municípios e o estado de Goiás; Maturidade Digital dos Municípios, que tem como objetivo auxiliar os gestores municipais na realização de diagnóstico de maturidade digital local a fim de orientar as políticas públicas municipais; e Inovação Aberta para governos municipais, que consiste na seleção de desafios públicos municipais e chamada de startups para solucionar esses desafios.
Além da apresentação do programa e da assinatura do termo de cooperação com o Ibap, a programação do evento conta ainda com a realização de dois painéis com os temas: Maturidade Digital e Desenvolvimento dos Municípios, e Govtech Municipal: transformação digital para resolver problemas dos municípios. Também haverá duas minipalestras com os temas: A visão de Transformação Digital para os próximos 5 anos e Inteligência Artificial e Govtechs.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp